Os alunos dos cursos de educação física (bacharelado e licenciatura) do Unifor-MG receberam, na noite do dia 4 de novembro, a visita dos integrantes do Grupo Núcleo Vida Saudável, da cidade de Pains, juntamente com a coordenadora Nininha e com o responsável pelo projeto, Amir. A visita também contou com a presença da supervisora do Suas (Sistema Único de Assistência Social) da cidade de Formiga, Jaqueline Souza.
?O objetivo desse evento foi trazer as vivências práticas que fundamentam o estudo teórico da disciplina atividade física para a maturidade?, disse a professora Adriana de Oliveira Nascimento, responsável pela disciplina.
A coordenadora do projeto, Nininha, fez uma explanação da importância desse trabalho com os idosos, no que diz respeito à saúde, alimentação, lazer e convivência social. Ela apresentou as agendas semanais que contam com palestras, filmes, danças, atividades físicas, artesanatos, entre outras ações. Alguns dos integrantes do Núcleo Vida Saudável de Pains deram depoimentos e falaram da importância desse trabalho na vida deles.
Segundo Adriana de Oliveira Nascimento, ao final dos depoimentos, concluiu-se que eles possuem uma nova forma de viver e ver a vida após a participação no grupo.
?Os participantes do projeto vivem intensamente a vida, têm planos para o futuro e aproveitam muito mais o que vem pela frente do que as lembranças que ficaram para trás. Tudo com muita disposição e entusiasmo. Investem as suas energias na qualidade de vida, transformando o processo de envelhecimento em amadurecimento, experiência que, agora, fazem questão de transmitir aos mais jovens?, ressaltou a coordenadora do projeto.
Jaqueline Souza, supervisora do Suas, falou sobre os projetos que estão sendo executados e os que estão por vir, enfatizando a importância dos trabalhos para a maturidade, fase esta de tamanha importância e que cresce a cada ano, principalmente na região de Formiga.
De acordo com Adriana de Oliveira Nascimento, o evento alcançou o objetivo proposto que foi o de aproximar a prática com a teoria vista na disciplina. Houve uma boa participação dos alunos, os quais se envolveram com o assunto e com os visitantes. ?Nós, professores, devemos sempre trazer aos alunos o que se tem trabalhado fora do contexto de sala de aula para que eles entendam a importância da teoria?, finalizou a professora.

COMPATILHAR: