Mateus Rodrigues Costa e Valter Ribeiro Lima Júnior, estudantes do 8º período do curso de ciência da computação do Unifor, foram aprovados para cursar mestrado no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet), unidade Belo Horizonte, antes mesmo de concluírem a graduação. O resultado foi divulgado no dia 7 de dezembro.
De acordo com o coordenador do curso, Alexandre Magno Sousa, o processo seletivo para o mestrado envolveu as seguintes etapas: prova de inglês, análise de currículo e entrevista, sendo as duas primeiras eliminatórias. ?Durante a entrevista, os candidatos são avaliados por uma comissão de professores do mestrado quanto ao perfil e competências adquiridas durante a graduação. Além disso, é feita uma análise minuciosa do projeto de pesquisa postado pelos candidatos. Os alunos do Unifor, Valter e Mateus, desenvolveram seus projetos durante os 7º e 8º períodos do curso. Valter desenvolveu um projeto intitulado ?Desenvolvimento de Ambientes Virtuais de jogos com Unreal Engine?, e Mateus desenvolveu um projeto de pesquisa sobre ?Problema de corte e empacotamento bidimensional mono-objetivo utilizando algoritmos evolutivos??.
O estudante Mateus fará mestrado na área de modelagem, aperfeiçoamento e otimização de processos. Já Valter, em sistemas inteligentes. O curso terá duração de dois anos, com início em fevereiro de 2012. Os dois acadêmicos se formam em ciência da computação neste mês.
?Estou muito satisfeito, pois o mestrado é uma grande oportunidade de crescimento, tanto pessoal, quanto profissional. Oferece outras possibilidades de trabalho e contribui para melhorar o senso crítico diante de problemas encontrados na área constantemente. Tenho muito a agradecer ao Unifor e, em especial aos professores do curso de ciência da computação, que durante esses quatro anos compartilharam o conhecimento que possuem comigo. Esse conhecimento adquirido foi essencial para a minha aprovação?, comentou Mateus.
Segundo Valter, ?é uma felicidade enorme ter sido aprovado nesta seleção tão concorrida em uma instituição federal. Parte disso, devo ao conhecimento que adquiri no curso de Ciência da Computação do Unifor?.
De acordo com Alexandre Magno, ?Desde a primeira turma de egressos, o curso de ciência da computação do Unifor se destaca por formar profissionais qualificados e competentes para o mercado de trabalho. Os professores do curso buscam constantemente realizar ações que promovam a melhoria contínua da graduação. Dentre essas ações, destacam o desenvolvimento de trabalhos que acompanham as inovações tecnológicas e o desenvolvimento de atividades que estabeleçam uma relação entre as aulas teóricas e práticas. Uma forte ênfase é dada ao projeto de conclusão de curso, que é um trabalho de pesquisa desenvolvido pelos alunos e apresentado a uma banca de avaliação. Estes projetos resultam em produções científicas de grande relevância para o curso que, diferente dos outros cursos da área de informática, tem o importante papel de fomentar, pesquisar e gerar novos pesquisadores para que continuem promovendo o desenvolvimento tecnológico. Com certeza, o Centro Universitário de Formiga tem honrado e cumprido esse papel, prova disso é o reconhecimento do curso de Ciência da Computação por empresas de grande influência no cenário nacional, que buscam pelos egressos do Unifor, e também a aceitação de ex-alunos em cursos de pós-graduação strictu sensu em universidades como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e também na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP)?, comentou o professor.

COMPATILHAR: