Alunos de escolas particulares de Belo Horizonte vão se reunir nesta quarta-feira (15) para protestar contra o novo sistema de cotas sociais. Cerca de 7 mil pessoas confirmaram presença na manifestação, programada para as 13h, na praça da Assembleia, no bairro Santo Agostinho, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Organizado por meio de redes sociais, o protesto tem como mote Qualidade de educação para todos. Os organizadores acreditam que o sistema de cotas sociais – apontado por alguns críticos defendem a lei como forma de compensar a baixa qualidade do ensino público – é apenas uma medida paliativa.
A mudança foi aprovada pelo Senado no último dia 6. Caso seja sancionada pela presidente Dilma Rousseff até o fim deste mês, o novo sistema prevê a reserva de 50% das vagas de todos os cursos das universidades federais para alunos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.
No vestibular deste ano, universidades já terão que reservar no mínimo 12,5% das vagas para os cotistas. O percentual sobe para 50% em quatro anos.

COMPATILHAR: