Esta semana, a equipe do jornal Nova Imprensa e do portal Últimas Notícias foi até o bairro Alvorada para conhecer a situação dos moradores, na quinta edição do especial ?Formiga de Bairro a Bairro?. De todos os bairros que a equipe do jornal visitou até o hoje, o Alvorada é o que apresentou maior número de atrativos.
Diferentemente dos outros bairros visitados pela equipe de redação, o maior problema do bairro Alvorada é no setor de esportes, pois o bairro tem duas quadras, mas só ganham materiais esportivos em épocas de eleições, como conta o presidente da associação dos Bairros Alvorada, Jardim Alvorada e Vila Colorida, Gabriel Teodoro de Melo. As reivindicações, problemas e demais assuntos abordados nesta reportagem se referem aos três bairros.
Saúde
Os moradores do bairro Alvorada não têm tantos problemas na área da saúde como nos outros bairros já reportados no ?Formiga de Bairro a Bairro?. A principal queixa em relação à Unidade Básica de Saúde (UBS) é que o médico atende por área, então, se chegar alguém que não for da área do médico que está de plantão, ele somente atenderá em caso de emergência.
Os moradores reclamam ainda que os dois médicos atendem apenas à tarde e gostariam muito que eles revezassem, um atendesse pela manhã e o outro à tarde.
Segurança
O bairro Alvorada já teve índices elevados de criminalidade e vandalismo, mas, felizmente, os números reduziram drasticamente. Apesar disso, ainda não é considerado um bairro seguro, pois continua sob a mira de vândalos. Já aconteceu até de colocarem fogo em um veículo, casas já foram depredadas e os casos de vandalismo nas praças também são comuns. Talvez é por falta de patrulhamento ostensivo e de algum trabalho preventivo, sugere o presidente da associação.
Infraestrutura
Nos bairros Alvorada, Jardim Alvorada e Vila Colorida têm vários problemas de infrestrutura: faltam calçamentos em alguns trechos de ruas, em outros faltam iluminação pública. Também tem alguns problemas com a canalização de água da enxurrada, em alguns pontos, desce uma quantidade enorme de terra, que fica alojada no meio da rua.
Um dos principais problemas é a falta de sinalização, as placas estão muito precárias. O pior é que o bairro Alvorada é utilizado para fazer o exame de rua para adquirir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e também é onde são realizadas as aulas das autoescolas, o que já traz alguns transtornos no trânsito. Para atrapalhar mais ainda, os carros estacionam nos dois lados da rua e os instrutores de autoescola pedem ao aluno para fazer a baliza onde tem carros estacionados dos dois lados da rua, complicando o tráfego de veículos. Segundo o presidente da associação, já foram solicitadas novas placas, mas o problema continua.
Outra dificuldade do bairro é a falta de água, alguns moradores ficam até quatro dias sem cair uma gota de água nas caixas em suas residências. Para tentar sanar este problema, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) construiu um reservatório de água, que já era para estar funcionando, mas, até hoje, não foi inaugurado e liberado para o abastecimento do bairro Alvorada e adjacências.
Esportes
O bairro Alvorada conta com duas quadras de esportes e o campo do Nacional, mas, infelizmente, não tem muito incentivo por parte dos órgãos públicos. Os moradores reclamam que precisam muito que os órgãos competentes deem suporte a essas quadras, pois todas apresentam problemas.
A quadra do Quinzinho está totalmente desleixada, as telas de proteção estão furadas, as linhas de marcação da quadra estão desaparecendo e tem mais de um ano que um caminhão derrubou o muro da quadra e até hoje ninguém tomou providências. Esta quadra é utilizada pelos alunos da Escola Estadual Aureliano Rodrigues Nunes, pelos meninos do Abrigo de Menores e pela comunidade, mas está em situação lamentável.
O campo do Nacional está sem vestiário, pois ele foi derrubado pela Prefeitura para fazer o alambrado e a quadra de esportes; foi prometida a construção de outro vestiário, mas, até o momento, nada foi feito para sanar esse problema.
Segundo o presidente da Associação dos Moradores, o problema que a comunidade gostaria que fosse resolvido é na questão do esporte. ?A parte de esportes está muito precária aqui no bairro, porque a gente passa lá à noite, vê os meninos jogando em uma quadra que não tem tela, com pouca iluminação e o pessoal está ali, lutando, inclusive a quadra do Quinzinho já formou um atleta que hoje joga profissionalmente em Uberlândia?, reclama Gabriel.
Atrativos
O Alvorada, entre os bairros que a equipe do jornal Nova Imprensa e do portal Últimas Notícias visitou, é o que tem mais atrativos. O bairro tem vários eventos, como festas juninas, barraquinhas da igreja São Judas, festa do padroeiro, festa do Congado, festa do Cruzeiro e outros eventos. Além disso, vários atrativos e entidades, como o Centro de Convivência do Idoso, local onde se reúnem vários idosos todos os dias para desfrutarem a ?melhor idade?; também tem o Abrigo de Menores, uma creche, a Colônia dos Pescadores, o Fórum da Justiça do Trabalho e o Rotary Club.
O principal atrativo do bairro é o Parque de Exposições de Formiga que, todo ano, reúne milhares de pessoas nas festas agropecuárias.
Associação dos Moradores dos Bairros Alvorada, Jardim Alvorada e Vila Colorida
A Associação dos Moradores dos Bairros Alvorada, Jardim Alvorada e Vila Colorida, mesmo não recebendo verbas, não é apenas uma entidade representativa. Os moradores participam e realizam várias campanhas sociais, tentam conscientizar as pessoas sobre vários temas, como coleta seletiva, sobre doenças transmissíveis e outras prioridades. Infelizmente, a população cobra muito da associação, mas poderia ser mais participativa, pois grande parte dos moradores tem muito medo de represálias.
Mensagem ao Legislativo e ao Executivo
O presidente da Associação dos Moradores dos Bairros Alvorada, Jardim Alvorada e Vila Colorida faz um apelo aos poderes Legislativo e Executivo: ?o que a gente gostaria mesmo é que prefeito e vereadores andassem pelo nosso bairro, visitassem as áreas mais carentes da nossa cidade e ver o que está acontecendo, pois não adianta governar ficando somente dentro da Prefeitura ou deixar para secretários. O complicado é que, às vezes, queremos falar com o prefeito, aí o secretario ?Zé Fulano? que te atende, então não pode ser bem assim, eles têm que participar ver o que está acontecendo, vir participar das reuniões da associação, procurar a gente, porque a gente procura eles.
Muitos vereadores já estiveram por aqui, já viram os problemas e tentam nos ajudar. A cidade é um todo, não adianta só o centro da cidade ficar bonito, não adianta ter muitas praças, as pessoas querem uma creche funcionando bem, um posto de saúde funcionando bem, um campo de futebol funcionando bem e uma quadra de esporte que não seja um ponto de tráfico, mas que seja um ponto de formação de atletas.?

COMPATILHAR: