Amigos do mineiro Henrique Barros, que morreu em um acidente de trânsito em Buenos Aires, na Argentina, estão fazendo uma “vaquinha virtual” para fazer o translado do corpo do brasileiro para Capitólio.

O estudante de medicina morreu na última quinta-feira (23). Desde então, amigos e familiares tentam trazer o corpo para o Brasil.

Um dos organizadores da “vaquinha” o amigo que dividia apartamento com Henrique, Caio Corá  publicou um vídeo nas redes sociais pedindo doações. O orçamento passado pela funerária – que conta também com um advogado para auxiliar no processo burocrático – foi de quase US$5 mil podendo variar para mais de acordo com o peso do corpo que seria levado para Belo Horizonte.

“A funerária incluiu no pacote um advogado que vai buscar a parte de liberação do corpo do nosso amigo. Vai necessitar de uma segunda funerária que vai levar o corpo até Capitólio. Essa funerária está cobrando R$2,2 mil. A família é muito humilde e que está precisando de ajuda”, disse no vídeo.

Segundo Corá, eles conseguiram um advogado voluntário para auxiliar na busca de informações a respeito do translado do corpo. “Fomos até o juizado na segunda-feira (27) e eles informaram a advogada que ainda não tem o resultado da autópsia, e por está razão o corpo ainda não estava liberado. A advogada nos passou que deveriamos ter paciência, e que deveriamos ter um representante legal para acompanhar a causa” informou Corá.

Representantes do Consulado Geral do Brasil na Argentina entraram em contato com a família e estão prestando auxilio. “Mudou o trato do Consulado com a família, porque inicialmente estávamos tendo dificuldades. Mas nesta segunda-feira, eles conversaram com os irmãos do Henrique deram total apoio e disseram fazer o possível para auxiliar no retorno do corpo ao Brasil”, afirmou.

Depósito

No Brasil as contas para depósito são:

Caixa Econômica Federal
Agência: 2923
Conta corrente 001 00021793-1. CPF: 592.048.506-04
Favorecido: Fernando Antônio Barros (irmão do Henrique).

Sicoob Credicapi banco: 756
Agência: 3105
Conta corrente: 1675-6
CPF: 869.077.006-20
Favorecido: Júlio Cesar Nascimento de Barros.

Na Argentina as contas para depósito são:

Santander Rio
Conta 752-356444/4
CBU: 0720752788000035644440
Favorecida: Alias Missa.Nieta.Serie.

O caso

O estudante estava de moto quando foi atingido por um ônibus na quinta-feira passada (23), em Buenos Aires. “Tudo indica que este ônibus acabou invadindo o sinal vermelho. Então acabou atingido o Henrique que perdeu o controle e foi parar de baixo de outro carro, que estava estacionado”, contou Corá.

Henrique morreu no local. O motorista está preso de forma preventiva, ainda segundo o amigo da vítima. Dois irmãos do estudante brasileiro foram para a Argentina para tentar levar o corpo para Capitólio, mas as dificuldades acontecem por se tratar de um crime de trânsito.

Em nota, o Itamaraty informou que o Consulado-Geral do Brasil em Buenos Aires recebeu a comunicação das autoridades argentinas sobre a morte. O órgão ainda afirmou que tem prestado as orientações sobre os procedimentos legais para a liberação do corpo e repatriação.

 

Fonte: G1 ||

COMPATILHAR: