Pesquisadores norte-americanos identificaram todas as proteínas da saliva humana, um avanço que poderá gerar em breve um novo instrumento de diagnóstico do câncer, das doenças cardiovasculares ou do diabetes, segundo estudos divulgados nesta terça-feira (25).
Três equipes de pesquisa conseguiram, graças a uma técnica de espectrometria de massas, identificar todas as 1.166 diferentes proteínas que se encontram na saliva, indicou a pesquisa, publicada no Journal of Proteome Research.
A descoberta poderá levar em breve a novas análises de saliva mais simples e práticas do que as de sangue, segundo os autores, que ressaltam que mais de um terço das proteínas da saliva são encontradas também no sangue.
Nossas pesquisas, como as de nossos sócios, mostram que as proteínas da saliva podem representar novos instrumentos para a detecção de doenças em todo o corpo e que são potencialmente mais fáceis de examinar que o sangue, explicou o doutor James Melvin, diretor do Centro de Biologia Oral da Faculdade de Medicina da Universidade de Rochester, nos EUA, e um dos autores destes trabalhos.

Esses estudos também mostraram que muitas proteínas salivares são similares às encontradas no sangue, cujo papel já foi estabelecido em doenças como as de Alzheimer, Huntington, Parkinson, cânceres de mama, colorretal e do pâncreas, além dos dois tipos de diabetes.

Mais especificamente, estes pesquisadores descobriram que a maioria das proteínas da saliva integra o sistema central de alerta do corpo às doenças, representando com isso um bom instrumento de diagnóstico.

COMPATILHAR: