O analista tributário Gilberto Souza Amarante, funcionário da Receita Federal em Formiga e que teria acessado por dez vezes os dados fiscais do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde agosto de 2001.
Ainda segundo o TSE, a situação do registro de filiação de Gilberto Amarante é classificada como regular. Ele vota na 18ª zona eleitoral, na seção 35, que fica na Casa de Cultura de Arcos.
Gilberto Souza Amarante é mestre em direito e professor da PUC Minas Arcos, onde coordena o curso de direito tributário, além de trabalhar na Receita Federal de Formiga. Segundo relatório do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a pedido da Receita por uma Apuração Especial, o analista teria acessado 10 vezes em menos de um minuto os dados de Eduardo Jorge. O relatório mostra todas as consultas envolvendo o CPF do vice-presidente do PSDB no período entre 2 de janeiro e 19 de junho de 2009, por isso a Receita de Formiga apareceu no caso.
Como o vice-presidente do PSDB tem domicílio fiscal no Rio de Janeiro e não tem negócios nem imóveis em Formiga, o que justificaria o acesso aos dados, é levantada a suspeita de violação de seus dados pelo analista. Os acessos feitos na Receita Federal de Formiga aconteceram seis meses antes do início das violações de sigilos fiscais de dirigentes tucanos e da filha do candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra.
Os dados fiscais de Verônica foram obtidos pelo contador Antonio Carlos Atella Ferreira, que era filiado ao PT quando usou uma procuração forjada para acessar os dados da filha do ex-governador de São Paulo. O PT afirma que o pedido de filiação de Atella não foi concluído, mas o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) confirmou o registro da filiação.
Além de Eduardo Jorge e Verônica Serra, os sigilos fiscais de outros tucanos também já foram violados por servidores da Receita. No dia 8 de outubro do ano passado, os dados do economista Luiz Carlos Mendonça de Barros foram acessados, bem como os de Gregorio Marin Preciado (empresário casado com uma prima de Serra) e de Ricardo Sérgio, ex-diretor do Banco do Brasil no governo Fernando Henrique Cardoso.
A redação do portal Últimas Notícias tentou contato com membros do PT de Arcos para buscar mais informações, mas não conseguiu falar com nenhum militante do partido. Os telefones informados só dão sinal de ocupado. A redação tentou também entrar em contato com o chefe da Receita Federal em Formiga, Jorge Faria, mas ele não foi encontrado, a informação é de que estaria viajando.
Analista pode ser expulso do PT
O presidente do PT nacional, José Eduardo Dutra, afirmou na tarde deste domingo (5), em Brasília, que o petista Gilberto Souza Amarante, servidor da Receita Federal de Formiga, acusado de acessar os dados fiscais do vice do presidente do PSDB, Eduardo Jorge, pode ser expulso da legenda se ficar comprovado que os acessos foram irregulares.
De acordo com Dutra, além da investigação da receita, o PT de Minas Gerais abriu uma sindicância para apurar as informações sobre o caso. O presidente do PT de Minas Gerais, Reginaldo Lopes, alega não conhecer o filiado.
?O PT tem 1 milhão e 200 mil filiados, em se comprovando que o acesso era irregular isso é caso de expulsão da legenda, disse Dutra em encontro com Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência da República.
A candidata do PT à Presidência da República comentou o caso. Pelo que li isso teria ocorrido em abril e não se sabe se foi justificado ou não. Em abril não existia eleição nem pra mim, nem para meu adversário? , frisou a candidata, que descartou a possibilidade de o episódio interferir na sua imagem diante do eleitorado. ?Não vejo como atrapalha (a campanha)? .

COMPATILHAR: