Os agentes de fiscalização da Anatel, órgão regulador da telefonia celular no Brasil, estão apurando as causas, possíveis infrações e irregularidades cometidas pela Tim, além dos prejuízos aos usuários de telefone celular por causa da pane no sistema da operadora nesta quarta-feira (19). O problema, de acordo com a Tim, aconteceu entre o período das 5h às 8h20.
A pane no sistema da Tim afetou clientes de Minas Gerais e das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. ?Se for o caso, a Anatel vai exigir os ressarcimentos previstos no regulamento do serviço móvel pessoal publicado por meio da resolução 477/2007, informou a assessoria do órgão regulador, em Brasília.
A Anatel quer saber o número de pessoas atingidas, a gravidade do problema e se foi um caso de reincidência. Para isso, irá instaurar o chamado Procedimento de Apuração de Descumprimento de Obrigações (Pado) para estabelecer a penalidade. A multa pode chegar a R$ 5 milhões. Mas cada caso é analisado separadamente, informou a assessoria do órgão, sem determinar o final da apuração.
Por meio de nota, a Tim informou que, devido a uma falha técnica, os serviços da operadora foram totalmente ou parcialmente afetados em algumas localidades de três regiões do país, além de Minas Gerais. Clientes de outras localidades também podem ter sido impactados pela paralisação, acrescentou a nota.
Apesar de a operadora garantir que os serviços foram totalmente restabelecidos, clientes da operadora reclamavam da falta de sinal na rede do Twitter no final da tarde de ontem.
A mineira, de Belo Horizonte, Caroline de Paula mandou um recado irônico à operadora. Obrigada à Tim por fazer manutenção programada na rede e não avisar a seus clientes.
Gustavo Feijó questionava a falta de notícias sobre a falha. Carla Brolezzi, do Rio de Janeiro, estava mais brava: Toma vergonha e dá um jeito na rede de dados do Rio de Janeiro. Passei a manhã sem internet, esbravejou a usuária carioca.
Fabíola Lemos, de Foz do Iguaçu, contou no Twitter que o aparelho dela ficou sem rede a noite toda. Até desliguei o meu celular, queria saber o motivo, contou. Do Rio Grande do Norte, Espedito Júnior também queria saber por que o aparelho dele não estava funcionando desde a terça-feira.

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