As contas de luz dos brasileiros devem ficar ainda mais caras. Nesta terça-feira (29), a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) faz reunião extraordinária para definir o percentual de reajuste da bandeira tarifária vermelha nível 2 — a taxa mais elevada e que está em vigor. 

A decisão ocorre em meio à crise hídrica dos reservatórios das usinas hidrelétricas brasileiras. Em pronunciamento nessa segunda-feira (28), o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que os brasileiros precisam economizar energia elétrica, mas evitou falar de racionamento.

“Estamos enfrentando uma das piores secas da história, é a maior escassez de água dos últimos 91 anos. Portanto, é natural a preocupação com a possibilidade de racionamento de energia, como ocorreu em 2001. Mas, por conta da evolução do nosso sistema de energia elétrica, estamos resguardados”, disse.

Para não tomar uma atitude mais drástica, Bento Albuquerque pede para que a população use energia elétrica e água conscientemente. Ele ainda informou que o Governo Federal encaminhou ao Congresso Nacional uma Medida Provisória para que as empresas privadas possam utilizar energia elétrica com mais intensidade em determinados horários. Atualmente, os reservatórios brasileiros do Sudeste estão funcionando, em média, com no máximo 30% de suas capacidades.

Fonte: Itatiaia

COMPATILHAR: