Centenas de pessoas acompanharam o desfile cívico em comemoração aos 157 anos de emancipação político-administrativa de Formiga. Ao todo, 19 escolas da cidade e os atiradores do Tiro de Guerra 04-030 desfilaram no evento deste sábado (6).

O desfile começou às 8h30 com hastemanento das bandeiras. O hino do Brasil e à Formiga foram tocados pela banda da 7ª Região da Polícia Militar (7ª RPM), as bandeiras foram hastedas pelo Comandante do 7ª RPM, coronel Laércio dos Reis Gomes (bandeira do Brasil), pelo comandante do Corpo de Bombeiros (bandeira de Minas Gerais), tenente Mateus Cunha e pelo prefeito Moacir Ribeiro (bandeira de Formiga).

O palanque foi composto por autoridades da cidade como o delegado regional de Formiga, Irineu José Coelho Filho e o  comandante da 13º Companhia Independente da Polícia Militar, o major Levy Teixeira, além do secretário  de  administração José Terra de Oliveira Junior (Terrinha), secretária de Saúde, Maria Inês Macedo, secretário de planejamento Rafael Tomé, secretário de Comunicação, Flávio Pinto, secretário de Cultura André Gouvea e o adjunto  Joe Bazilio Costa, Gonçalo Faria e o ex-secretário Hamilton do Vale, entre outros convidados.

A Câmara Municial foi representada apenas pelos vereadores de situação José Aparecido Monteiro (Zezinho Gaiola) e Evandro Donizeth (Piruca). O vereador José Gerldo da Cunha  (Cabo Cunha) esteve presente no evento, mas não compôs o palanque. Ele estava apenas fazendo um  trabalho em prol da Santa Casa de Caridade de Formiga (vendendo ingressos do show do padre Fábio de Melo).

O evento contou também com uma rápida visita do deputado federal Jaiminho Martins.

Como nos dois últimos anos,  esse ano o prefeito Moacir Ribeiro não discursou.

As escolas desfilaram divididas em quatro blocos  (quatro fanfarras) com os temas: sustentabilidade, água, dengue e paz. Durante o intervalo, entre as escolas,  houve apresentação de dança no estilo Flash Mob, pelos alunos da Escola Municipal de Dança (Emad).

 

Bloco 1 – Sistentabilidade

Apesar dessa semana, a van que leva  alunos e professores para a E. M. José João de Melo ter ficado presa em um atoleiro, conforme noticiado no portal na segunda-feira (1º), devido a precariedade das estradas da Fazenda Velha, a escola homenageou os motoristas das vans que, de acordo com os professores e alunos os tratam com muito carinho e atenção.

E. M. Haydé Garcia

E. M. José Antônio Do Couto

E. M. Florêncio Rodrigues Nunes

 

Bloco 2 – Água

E. M. Papa Pio XII

CEI Conceição Maria de Almeida

CEI Doralice Carvalho Ribeiro

E. M. Caic

 

Bloco 3  – Dengue

E.M. Miralda da Silva Carvalho

CEI – Nelson Alvarenga

CEI – Dalva Barbosa Pereira

 

Bloco 4 – Paz

E. M. Arlindo de melo

CEI Jose Jerônimo

CEI Maria Hilda de Carvalho Pires

CEI Dona Maruca

E. M. Arlindo de MelloCEI Maria Augusta Leão

Creche da Apromid

Tiro de Guerra

Escola Estadual Dr. Abílio Machado (Polivalente)

Colégio Santa Teresinha

 

O Centro de Apoio a Aprendizagem (Cemap) e a Escola Municipal de Línguas Helena Kemper participaram do evento apresentando trabalhos com os temas sustentabilidade e água. Na ocasião foram distribuídas mudas de árvores e houve ambiente para interação com o público presente com jogos em língua estrangeira, e trabalhos de conscientização.

COMPATILHAR: