A atual Mesa Diretora da Câmara Municipal tem e terá, como de costume, a cara de seu presidente. Quem acompanha a carreira política do vereador Mauro César, certamente sabe o quanto ele se esmera para mostrar aos seus eleitores, a real importância do Poder Legislativo, na manutenção do regime democrático, em vigor neste país.

Acostumado a frequentar os gabinetes do mesmo poder em Brasília, nosso vereador, que já passou por diversas siglas partidárias, se destacou por seu empenho na busca de recursos para esta cidade e região. Hoje, ainda, faz questão de manter acesa na mente dos que o acompanham, a certeza de que seu objetivo é, quem sabe, muito em breve, ocupar lá na capital federal um dos gabinetes que hoje abrigam seus “colegas”, na condição de deputados ou de senadores. “Somos todos parlamentares”, volta e meia Mauro afirma, quando justifica as ninharias que gasta em viagens se cotejadas com os benefícios que tem trazido para a cidade.

O jovem Mauro César, hoje presidente da Casa Legislativa, fez carreira na política e há anos, quando presidiu o PMDB jovem, me lembro bem, em solenidade havida na capital mineira, me confidenciou que seu norte, apontava para subir os degraus da escadaria que leva ao ápice da carreira política, isso no Legislativo.

Este ano, teremos eleições e Mauro, ao assumir a presidência da Câmara, certamente o faz, vendo nisto a chance de se promover e aplainar o terreno para a consecução de seus ideais.

Como sua primeira atitude concreta, ao que apuramos na Câmara, deu a ordem para a reforma (que ele garante ser apenas uma reacomodação de espaços), a qual praticamente dobra a área a ser ocupada por ele, no novo gabinete.

A medida, pode até parecer estranha, quando se lembra que naquela conformação agora desfeita, a Câmara funcionou por muitos anos e sem problemas.

Se considerados os custos da modificação em andamento, estes são sim, irrisórios, e a primeira impressão de que toda a tramitação burocrática ocorreu a toque de caixa, foi derrubada com certa facilidade, quando obtidas as informações que responderam aos questionamentos feitos pela redação.

De fato, não houve nada além de uma cotação de preços, feita por consulta a três prestadores de serviços (pessoas físicas), mas tudo dentro do que prevê e exige a atual legislação, garante a controladora legislativa.

Para um Legislativo que devolveu ao Executivo, em 2019, mais de R$ 1,3 milhão, acredita-se que Mauro, homem de vistas altas, talvez venha a sedimentar sua caminhada como “parlamentar” construindo uma sede própria para aquele Poder que, “pra lamentar” já gastou em aluguéis, milhares de reais.

Realmente os gabinetes ocupados pelos vereadores e seus assessores, não passam de cubículos minúsculos, totalmente devassados no que tange a acústica, o que, convenhamos, não é nada confortável. Mas são todos, não só o destinado à presidência, que apesar de ser duas ou três vezes maior que aqueles, agora, já se aproximará, em tamanho, de outros existentes lá capital mineira ou na federal.

Ano novo, sala nova e quem sabe, vida nova! 

O presidente, talvez possa ouvir o clamor da população e quem sabe, altere mais uma vez o horário estabelecido para as reuniões semanais, permitindo assim, que um número maior de populares delas participe. O mesmo no que tange à fixação dos salários dos edis que em outros municípios, têm se adequado a realidade econômica dos mesmos.

O cumprimento do regimento, que na legislatura finda, segundo o antecessor de Mauro, não foi cumprido nem mesmo pelos senhores vereadores, também precisa ser melhor observado, talvez refeito, assim como o uso da Tribuna  que, apesar de ser do povo, só é franqueada ao uso de políticos ou de conhecidos cabos eleitorais aboletados em associações e outros penduricalhos.

Mauro, um parlamentar de elite, de coragem demonstrada quando rompeu com Antônio Andrade, Marcos Salum, Moacir Ribeiro e tantos outros quando ainda era filiado ao velho PMDB, agora, candidato que foi à presidência da Mesa com o apoio unânime de seus pares, tem novamente a chance de fazer desta legislatura, uma das mais profícuas para este município.

Ano novo, sala nova, nova postura! É isto que o povo espera deste Poder, viu Mauro!

COMPATILHAR: