Dia da Mulher (I)

Dentre as falas proferidas pelos vereadores na reunião da Câmara Municipal, na segunda-feira (8), em relação ao Dia da Mulher, destacou-se o pronunciamento, na Tribuna, trazido a público pela vereadora Joice Alvarenga que abordou o tema com muita propriedade. Joice discorreu e comentou sobre os diversos ângulos que envolvem a ainda, lamentável, pouca participação feminina, inclusive, na ocupação de cargos nas esferas pública e privada. 

Dia da Mulher (II)

A vereadora enfatizou que no tocante à empregabilidade, em especial na ocupação de cargos, a presença masculina além de maciça ainda é privilegiada quanto à remuneração. Isto, apesar dos cargos ocupados por homens e mulheres serem os mesmos e exigirem igual responsabilidade, empenho e competência.

Dia da Mulher (III)

Quanto à pouca representatividade feminina nos cargos eletivos, Joice lembrou que, por exemplo, no município, o eleitorado feminino é maior que o masculino e ainda assim, numa Câmara composta por dez escolhidos pelo povo, só há uma vereadora, incitando as mulheres formiguenses a se engajarem com maior empenho nas questões políticas de importância fundamental na busca de soluções para os graves problemas vividos pela nossa população.

Covid 19 (I) – Prevenção

A Câmara aprovou na segunda-feira (8), um projeto de lei de autoria do vereador Cid Corrêa, obrigando o Executivo a tomar medidas sanitárias que deem mais segurança à população. Dentre elas estão: instalação de barreiras sanitárias em pontos estratégicos de acesso ao Centro da cidade com aferição de temperatura.

Covid 19 (II) – Prevenção

O objetivo principal é a detecção de prováveis pessoas contaminadas que deverão ser encaminhadas para tratamento. A blitz também deverá ser informativa, passando orientações,  distribuindo máscaras e ofertando álcool em gel para higienização das mãos. Segundo o projeto, iguais medidas deverão ser tomadas em diversos pontos da zona rural de Formiga. O projeto aprovado, aguarda a sanção, ou não, total ou parcial, por parte do prefeito.

SAD Covid (I)

A implantação do Sistema de Atendimento Domiciliar (SAD) foi e é, sem sombra de dúvida, uma importante ferramenta disponibilizada pelo município para o acompanhamento dos casos de acometimento da doença que a exemplo do que ocorre no resto mundo, aqui também se faz presente.

SAD Covid  (II)

Elogios à equipe que compõe o serviço, a qual mesmo reduzida, tem conseguido há meses, com muito sacrifício, desempenhar o papel que lhe cabe é o que mais se ouve em comentários emitidos pelos pacientes que por ela foram atendidos.

SAD Covid (III)

Porém, com o surgimento das novas cepas e o crescente número de “pacientes contaminados” é preciso que o número de atendentes lotados no SAD seja aumentado, assim como as condições de estrutura também se adequem à nova realidade.

SAD Covid (IV)

É óbvio que o acesso da população que necessita de atendimento no SAD precisa ser facilitado e a disponibilização de novos números de telefone precisa urgentemente de acontecer. Há uma semana que na redação do jornal, em momentos diversos, temos tentado contato pelos números disponíveis – 3329-1170 e 99178-1100, não tendo logrado êxito em nenhuma delas.

SAD Covid (V)

O telefone fixo está, invariavelmente, dando sinal de ocupado e a linha celular sempre responde por meio da gravação agradecendo por ligarmos para a TIM.

 Projeto de Lei nº 006/2021 –

 Foi aprovado o projeto que altera dispositivos da Lei nº 5.528/2020. Torna obrigatório o uso de máscaras pela população, em geral, na forma que menciona, durante o período de vigência da Situação de Emergência e/ou Calamidade em Saúde Pública em razão da pandemia do novo coronavírus, no município de Formiga e dá outras providências como:  estabelecimento de multas pelo descumprimento de medidas sanitárias impostas para o controle da pandemia, inclusive no que toca a aglomerações – (reuniões, festas, etc) – em locais públicos e/ou privados.

COMPATILHAR: