Vítimas de branco

Da região de Passos, vem a informação de que ali morreram: 76 técnicos de enfermagem, 30 médicos e 44 auxiliares de enfermagem vítimas da Covid-19, conforme levantamento da imprensa regional. Isto mostra a vulnerabilidade em que se encontram estes profissionais, heróis, por lá e por aqui também. Com o afrouxamento das restrições o quadro tende a piorar.

Greve em Furnas

Cerca de 12 mil trabalhadores espalhados pelo país estão em greve lutando contra a privatização da Eletrobras. Só na Usina de Furnas, são 450 parados. Aqui do lado de fora é igualmente grande o número dos que aderem à campanha pelo estabelecimento da quota 762 – como mínima – e exigem o respeito ao direito do uso múltiplo das águas.

Décimo terceiro

A cidade de Passos já decidiu pelo pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário aos seus servidores. A primeira será paga no dia 20 de julho e a segunda parcela em 20 de dezembro. O comércio local também agradece a ajuda.

Refis em vigor

Os contribuintes inadimplentes com a Fazenda Pública do Município de Formiga já podem quitar seus débitos à vista com 95% de desconto sobre os valores de multa e dos juros moratórios para os casos de pagamento à vista, ou, 90% em caso de parcelamento em até três vezes, 85% para os parcelamentos de quatro a seis vezes, 80% de 7 a 12 meses e 70% de 13 a 18 meses.

Direitos Humanos (I)

A Lei 3904/2006, de autoria do então e atual vereador Cabo Cunha acabou vindo à baila nesta semana, após a divulgação pela imprensa, inclusive nacional, do lamentável episódio envolvendo uma policial militar. A questão central se fixa no fato de ter existido ou não uma agressão física e quais foram as razões ainda não trazidas ao conhecimento público. 

Direitos Humanos (II)

No momento há que se questionar: as ações que a lei determina sejam levadas a efeito, estão sendo praticadas pelo Legislativo local? A lei está ou não sendo respeitada pela Casa que a criou?

Vacinação das Forças de Segurança (I)

A Comissão de Saúde debateu em reunião a falta de vacinação, até então, destinada aos componentes das forças de segurança pública e salvamento. Também a falta de atendimento de grande parte dos profissionais de saúde esteve na pauta. Profissionais das duas áreas participaram da reunião.

Vacinação das Forças de Segurança (II)

Ao final da reunião, foram acordadas as seguintes demandas:

  • criação de um canal de comunicação com os profissionais desses grupos prioritários.
  • reunir representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES), juntamente com a Comissão Especial de Saúde, vereadores e deputados visando resolver a distribuição de doses que atualmente chegam em quantidades insuficientes para os grupos do município.
  • Fazer uma representação ao Ministério Público solicitando esclarecimentos sobre a diferença de doses distribuídas para os grupos prioritários em Minas Gerais.

Dignidade menstrual

As mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, bem como as estudantes de escolas municipais, poderão receber absorventes higiênicos do Poder Executivo conforme determina o projeto de lei aprovado pela Câmara e atualmente aguardando a sanção do prefeito.

Educação Sanitária

O conteúdo “Educação Sanitária” está inserido no plano curricular das instituições com a aprovação do Projeto de Lei proposto pelo vereador Cid Corrêa que defende :  “O objetivo é o de contribuir para que a educação de nossas crianças, adolescentes e adultos seja ampliada, de modo que ocorra mudança de hábitos, para que a prevenção de sofrimento e doenças seja cada vez maior e, principalmente, para a preservação da vida”.

COMPATILHAR: