Uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje, no Diário Oficial da União, interditou três lotes de vacinas da empresa indiana Biologicals E. Limited. De acordo com o texto da publicação, a vacina é do tipo pentavalente líquida e “obteve resultado insatisfatório no ensaio de aspecto”.

O teste é realizado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde e avalia cor, odor e características da embalagem de um produto.

Já são cinco lotes interditados de vacina pentavalente da Biologicals E. Limited em menos de três meses. Segundo o Ministério da Saúde, essas vacinas da empresa indiana vinham sendo adquiridas há cinco anos e até então não apresentavam problemas.

Ministério pretende substituir vacinas

Questionado sobre a manutenção do laboratório na lista de fornecedores, o Ministério da Saúde respondeu, em nota, que a retirada cabe à Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), responsável pelo Fundo Rotatório para Aquisições de Imunobiológicos.

O Brasil adquire a pentavalente por meio deste fundo da Opas, pois não existe vacina com registro no Brasil. O Ministério da Saúde solicitará à Opas a substituição dos lotes reprovados, produzidos pela empresa indiana.
Ainda em nota, o Ministério da Saúde afirmou que “neste mês, estão sendo enviadas para os estados 437,7 mil doses da vacina pentavalente do laboratório Serum India, regularizando os estoques em todo o país.”

A vacina pentavalente protege contra difteria, tétano, coqueluche, a bactéria haemophilus influenza tipo B (responsável por infecções no nariz e na garganta) e hepatite B. As crianças devem tomar três doses da vacina aos 2, 4 e 6 meses de idade.

 

Fonte: G1||

COMPATILHAR: