Muita gente aproveita o Natal ou as promoções de início de ano para trocar de celular ou computador. E, quando chega o equipamento novo, o velho vai para a casa de um parente ou amigo, ou acaba parando no lixo. Em qualquer caso, é importante apagar todos os dados antes de passar o eletrônico para frente.
O analista de rede telemática da Plan B, Arliê Ribeiro da Silva, lembra que os computadores e smartphones contém muitas informações pessoais importantes, como senhas de e-mails, redes sociais, cartões de crédito e de bancos, além de textos e imagens que não devem ser passadas para frente junto com o equipamento.
De acordo com ele, o método mais eficaz seria destruir o aparelho e enviar para reciclagem, mas, como não é isso o que acontece na maior parte dos casos, ele dá dicas de como se proteger. Só formatar o computador ou apagar manualmente os dados do chip não garante a segurança, porque uma pessoa mal-intencionada pode conseguir recuperar, diz. Para evitar contratempos, ele recomenda que o computador seja formatado e, depois, a pessoa grave novamente os programas.
Dessa forma, ela salva novas informações por cima das informações pessoais e apaga definitivamente os dados, aconselha. O especialista diz que estão disponíveis na internet softwares gratuitos e pagos que podem apagar os dados.
O mesmo vale para telefones celulares e smartphones. Não basta transferir o chip para o novo telefone, porque muitas informações são gravadas no aparelho. É preciso apagar manualmente todas as informações, como agenda de contatos e senhas. Depois, o indicado é gravar novos dados. Pode ser uma bobagem, uma música, um contato que não existe, para ficar gravado no sistema e não permitir que os dados antigos sejam recuperados, diz.
Silva diz que os aparelhos mais modernos, como os smartphones, podem criptografar dados, o que deve ser usado. As pessoas usam a configuração padrão e não prestam atenção nos menus mais avançados, que têm mais elementos de segurança, diz.

COMPATILHAR: