Um apartamento no bairro de Schöneberg, em Berlim, atraiu 1.749 interessados em alugá-lo. O imóvel, de 54m² com dois quartos e uma varanda, foi anunciado on-line por 550 euros (cerca de R$2,5 mil) mensais, com despesas incluídas.

O apartamento fica no terceiro andar e tem vista para a prefeitura do bairro, a cerca de 8 km do centro da cidade.

Nem todos os milhares de interessados, entretanto, foram convidados a visitá-lo nesse domingo (24). Quem buscava um segundo apartamento – sem intenção de morar nele a maior parte do tempo – não teve chance. Quem ganhava muito também não: os interessados com salário maior do que 5 mil euros líquidos (R$23 mil) não puderam ver o imóvel.

A rede de televisão alemã “RBB” foi até o local para conversar com quem conseguiu agendar uma visita – e vários estavam inconformados com a situação, que reflete a crise nos aluguéis que a capital vive. Desde 2008, Berlim é a cidade da Alemanha onde o preço dos aluguéis mais subiu.

Alguns dos entrevistados procuravam um lugar para morar há mais de um ano. “É terrível, é catastrófico”, declarou Petra Willing, que visitava o apartamento.

Por causa da multidão, as visitas foram divididas em grupos de 20 a 30 pessoas por vez, mostra a filmagem da “RBB”. Os anúncios de revezamento eram feitos em um megafone do lado de fora do prédio. Quando um grupo chegava ao apartamento, acenava para o resto.

Reprodução de imagem do Google Maps, de 2008, mostra o apartamento entre a banca de flores e a loja de bicicletas, no bairro de Schöneberg. — Foto: Reprodução/Google Maps

Outra interessada, Ines Sademann, criticou a quantidade de pessoas na visita. “A visita em massa é uma catástrofe, mas reflete verdadeiramente o cenário neste momento do que é procurar apartamento em Berlim”, disse. “Este não é o único caso”, afirmou.

“Isso é desumano e também provocador, eu acho”, afirmou uma entrevistada que aguardava do lado de fora. Ela também criticou a visita em massa e não se identificou à “rbb”, por medo de ser prejudicada na seleção de quem ficaria com o apartamento. “Eu não sei se eu deveria entrar lá, mas no fim não há outra escolha”, disse.

Segundo a “rbb”, o inquilino do apartamento deve ser escolhido em um prazo máximo de uma semana e meia. A rede de TV alemã não informou quantos interessados visitaram o imóvel.

 

Fonte: G1 ||
COMPATILHAR: