Conforme já havia sido prometido pelo Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Belo Horizonte (STTR?BH), apenas 30% dos ônibus saíram das garagens desde às 0h desta segunda-feira (12) em Belo Horizonte. De acordo com Ronaldo Batista, presidente do STTR-BH, até o momento, não foi registrado nenhum ato de violência referente à paralisação da categoria.
Segundo Ronaldo Batista, em torno de 700 coletivos estão parados nas garagens e pelo menos 6 mil funcionários de braços cruzados.
Conforme os Batalhões da Polícia Militar de Belo Horizonte e Grande BH, houve registro de apenas uma tentativa de apedrejamento no bairro Laguna, em Contagem. O fato ocorreu por volta das 4 horas da manhã, mas os manifestantes não conseguiram impedir a saída do ônibus.
Representantes do STTR?BH estão acompanhando a paralisação desde às 0h desta segunda e, às 7h, irão se reunir para fazer a contabilização dos números sobre a greve. Durante a madrugada, as garagens foram visitadas.
A categoria reivindica reajuste salarial de 49%, 30 folhas de tíquete-alimentação no valor de R$ 15, instalação de banheiros femininos nos pontos finais, participação nos lucros e resultados (PLR), jornada de trabalho de seis horas diárias e o fim da compensação de horas. Na última reunião, os patrões ofereceram um reajuste salarial de 13% para motoristas e cobradores – antes a oferta era de 10 %. No entanto, o reajuste oferecido está condicionado a um aumento de 20 minutos na jornada de trabalho, o que vai de encontro com os pedidos da categoria.

COMPATILHAR: