A Secretaria Municipal de Saúde realizou no sábado (4), o “Dia D de Vacinação” contra a Influenza (gripe). Na ocasião, todas as Unidades Básicas de Saúde permaneceram abertas para atender a população.

De acordo com a equipe de vigilância epidemiológica, até o momento, 9.972 formiguenses foram vacinados. Este número representa 55,72% do púbico que compõe os grupos prioritários.  A Campanha teve início no dia 10 de abril e termina no próximo dia 31deste mês.

A secretaria não divulgou os números da vacina por grupos prioritários. Devem se vacinar idosos acima de 60 anos; gestantes; crianças de seis meses a menores de 6 anos; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

“Com a chegada das temperaturas mais baixas é importante que o cidadão se vacine o mais rápido possível, visto que a vacina precisa de dez dias para dar a proteção adequada que todo indivíduo necessita para evitar a gripe e as complicações que ela provoca”, comentou Leandro Pimentel, secretário de Saúde.

A Influenza

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo causar pandemias. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

 

COMPATILHAR: