Lorene Pedrosa

Como ocorre em quase todos os anos, os meses de abril, maio e junho de 2018 foram marcados pela falta de chuvas em Formiga e pela consequentemente baixa no nível das águas do rio Formiga.

Porém, de acordo com o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Flávio Passos, o volume de captação de água na barragem continua o mesmo de três meses atrás, e, portanto, não estão ocorrendo dificuldades para abastecer o município.

O diretor da autarquia reconheceu que o nível do rio está mais baixo devido à estiagem, mas até o momento, a queda no volume não foi significativa.

Como a estiagem deve durar alguns meses, para evitar desabastecimento e um novo rodízio, como ocorreu no ano passado, o planejamento feito pelo Saae prevê a perfuração de 10 novos poços artesianos na cidade, sendo seis na área urbana e outros quatro na zona rural. Os novos poços serão integrados à atual rede de distribuição.

O processo de licitação para a perfuração dos poços foi concluído no fim de 2017 e vencido pela empresa Potencial Poços Artesianos e Construtora Eirelli, de Pouso Alegre, porém, os trabalhos ainda não foram iniciados. De acordo com informações fornecidas pelo vice-diretor do Saae, Baldomiro dos Santos, no final de maio, o atraso se devia a não autorização de órgãos ambientais para a perfuração dos poços.[

Nessa quinta-feira (28), em nova entrevista ao NI, Flávio Passos informou que as autorizações foram dadas na sexta-feira passada (22) e que a empresa vencedora do processo de licitação já foi acionada para dar início às perfurações.

Barragem

A informação mais recente sobre a construção da “sonhada” barragem de captação de água, que, segundo a administração municipal, será feita no mesmo local onde se localiza a atual barragem do Saae, foi dada pelo próprio prefeito no dia 23 de maio, durante reunião especial na Câmara. Na oportunidade, foi divulgado que o projeto que será executado já estava pronto e que o desafio a partir de então, seria conseguir a verba (algo em torno de R$9 milhões) para a realização da obra que, concluída, trará independência hídrica para o município.

(Foto: Glaudson Rodrigues)

(Foto: Glaudson Rodrigues)

COMPATILHAR: