A Fundação Hemominas tem capacidade de receber até 400 doações de sangue, por dia, mas a expectativa é que o número de doadores aumente depois de uma nova forma de agendar o atendimento por meio do aplicativo do Governo.

O App que pode ser baixado gratuitamente em smartphones Android e iOS vem se unir a outros meios disponibilizados pela Hemominas para facilitar e ampliar as opções de contato dos candidatos à doação de sangue, contribuindo, dessa forma, para manter em equilíbrio o estoque de sangue nas unidades.

Foto: Divulgação

Mais de 200 mil telefones já têm o aplicativo instalado. Para agendamento de doação de sangue, o usuário deve acessar a opção agendamento de serviços” e, então, pressione “agendar serviços”. Na nova lista de opções, procure por “doação de sangue” e selecione. O próximo passo é definir o município, clicar em “avançar” e, por fim, definir o melhor dia e horário para o agendamento na unidade escolhida.

O agendamento de doação também pode ser feito online pelo site da  Fundação Hemominas. ou pelo telefone 155, opção 8.

 Para relembrar

Para doar sangue, o candidato tem que estar com boa saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50kg.

No dia da doação o candidato deverá estar alimentado. Se for doar pela manhã, faça uma refeição leve, sem gorduras, como café, bolo, pão, cereais e frutas.

Após o almoço, o jantar ou refeições com conteúdo mais gorduroso deve-se aguardar três horas para efetuar a doação. Após refeições gordurosas ou copiosas será necessário aguardar quatro horas.

Refeições com elevado índice de gordura, como a feijoada, podem interferir na execução dos exames. Nesta situação, a sugestão é que a doação seja realizada no dia seguinte. Lembre-se de ingerir líquidos em maior quantidade antes e depois de realizar a doação.

 

Fonte: Segov e G1||

COMPATILHAR: