Minas Gerais recebeu nesta semana 246,7 mil testes rápidos para a detecção da Covid-19. A distribuição dos exames faz parte do Plano Nacional de Expansão de Testagem para o Novo Coronavírus do Ministério da Saúde lançado nessa sexta-feira (17). Até o fim do ano, o governo federal pretende disponibilizar 60 milhões de testes de antígeno para todo o país. A previsão é que semanalmente sejam distribuídos exames a Estados e municípios.

Belo Horizonte recebeu, até o momento, 29 mil testes. Após 18 meses de pandemia, o objetivo do programa, segundo o governo federal, é ampliar o diagnóstico e reduzir a disseminação da doença no país. Os testes rápidos serão disponibilizados nos Centros Especializados em Covid-19 (Cecovid) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todos municípios do Estado. Os interessados podem ir aos locais e realizar os exames gratuitamente. O teste mostra o resultado em 15 minutos.

“No começo da pandemia, era difícil realizar os testes, porque a infraestrutura, não só no Brasil, no mundo todo, não existia. Hoje nossos laboratórios centrais foram aprimorados para realizar o RT-PCR e a tecnologia evoluiu e temos hoje os testes rápidos de antígenos. Aquele que está positivo é isolado e aquele que é negativo pode voltar às suas atividades normais. Assim, conciliaremos o binômio saúde e economia”, explicou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no lançamento do programa em Natal.

Durante o evento realizado em Belo Horizonte, o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, destacou que a testagem irá permitir o rastreamento dos casos na cidade.

“Essa testagem é muito oportuna, porque permite um rastreamento dos casos pouco sintomáticos. A gente fazia o RT-PCR nos casos muito graves, e isso deixava passar uma quantidade de pessoas potencialmente capazes de transmitir o vírus”, explicou. “Com esse teste rápido, a gente amplia nossa capacidade de detecção mais precoce dos casos, de rastreamento de contatos e, assim, (consegue) uma vigilância epidemiológica que permite um controle maior sobre o número de casos na cidade”, completou.

De acordo com o Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, os testes serão distribuídos para os municípios proporcionalmente à população.
“O teste de antígeno é fundamental na primeira triagem, que é a resposta no pronto atendimento no controle dos surtos. Agora a doença tem dado sintomas mais leves, porque temos boa parte da população já vacinada. Poucos procuram atendimento médico. Então, a gente consegue mitigar a transmissão com a testagem mais ampliada. Quanto mais testes melhor, além do avanço da vacinação, que é sempre importante”, avaliou.

“O teste rápido tem uma sensibilidade e especificidade muito alta. O paciente sintomático faz esse teste. Se esse teste dá positivo, ele está com Covid. Se der negativo, ele é sintomático e está no prazo de fazer o RC-PCR, que é o padrão ouro, ele faz. Ele é um ótimo teste de triagem. É uma estratégia muito boa para os prontos atendimentos e para a vigilância dos contatos daqueles doentes”, explicou.

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: