A greve do Instituto Nacional dos Serviço Social (INSS) terminou na maior parte do país após 78 dias. O atendimento nas agências, no entanto, só deve retomado a partir da próxima segunda-feira (28).

Uma reunião entre governo e comando sindical que deve acontecer na semana que vem vai avaliar se será necessário um regime de plantões para repor o tempo parado.

Na noite desta quinta-feira (24), servidores de 20 estados e do DF aceitaram proposta do governo de 10,8% de reajuste. Uma parte será paga em agosto do ano que vem e a outra em janeiro de 2017.

O pedido da classe era de 27,5% de reajuste, para serem pagos ainda neste ano. Segundo o sindicato, aproximadamente 15 milhões de pessoas deixaram de ser atendidos neste período.

Além do reajuste, a classe pedia incorporação das gratificações, 30 horas de trabalho semanal para todos os funcionários e realização de concurso público. 

 

Em Minas

 

Os servidores do INSS em Minas Gerais decidem sobre os rumos da greve ainda nesta sexta-feira (25). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social, Saúde, Previdência, Trabalho e Assistência Social em Minas Gerais (Sintsprev-MG), a categoria se encontra às 16h, no centro de Belo Horizonte. 

A resposta será encaminhada, em seguida, para o comando do movimento, reunido em plenária, em Brasília. Esse também se pronuncia nesta sexta, depois das 18h.

Em alguns Estados, a greve foi encerrada com acordo entre governo e servidores nessa quinta (24).

Jornal O Tempo

COMPATILHAR: