Já com Felipão no comando, o Cruzeiro obteve sete dos nove pontos disputados no fim do primeiro turno da Série B do Brasileiro e encheu a China Azul de esperança. Mas quem previa que o time entraria na luta pelo acesso, se decepcionou. A partida desta sexta-feira (8), às 21h30, contra o Sampaio Corrêa, poderia representar um confronto direto pelo G-4, mas ganhou outra conotação, após as 13 primeiras rodadas do returno. (Confira as prováveis escalações mais abaixo)

Entre os vários motivos que praticamente sepultaram esse sonho, está a falta de poder de decisão. A bem da verdade é que o time falhou muito em jogos contra outros concorrentes à vaga na Série A. E olha que a equipe chegou a bater América e Chapecoense, líderes do campeonato e que se mostram fora da curva – ou seja, os embates contra esses dois adversários não eram duelos diretos.

Considerando clubes que ocupam do terceiro ao 12° lugares, sete deles já estiveram no caminho do Cruzeiro, atual 13° colocado, no segundo turno. E o aproveitamento celeste foi de 33,3% perante eles.

A Raposa somou uma vitória – sobre o Brasil de Pelotas (10°) –, quatro empates – com Cuiabá (3°), CSA (5°), Guarani (6°) e Avaí (9°) – e duas derrotas – para Ponte Preta (7°) e Confiança (11°).

O time ainda tem pela frente mais três times nessa faixa da tabela de classificação: o Sampaio (8°), nesta sexta, o Juventude (4°), em 16 de janeiro, e o Operário-PR (12°), no dia 20. Mas, obviamente, esses duelos agora não significam mais uma luta dos celestes pelo G-4, diante da situação do time.

A equipe comandada por Luiz Felipe Scolari, que sempre deixou claro que o objetivo principal da Raposa era de permanecer na Segundona, possui somente 0,32% de chance de acesso, segundo o site Probabilidade no Futebol, da Ufmg.

Esse percentual muda de rodada para rodada, porém, diante do desempenho da equipe dentro de campo, é praticamente impossível pensar numa vaga no G-4. Lembrando que o Cruzeiro está há quase um mês sem angariar um triunfo sequer – os celestes vêm de três empates e uma derrota.

Por outro lado, superar o Sampaio Corrêa é fundamental para diminuir ainda mais a possibilidade de cair para a Terceirona (que hoje é de 0,39%). 

SAMPAIO CORRÊA X CRUZEIRO
Motivo: 
33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data: 8/1/2020 (sexta-feira)
Horário: 21h30
Local: Castelão
Cidade: São Luís (MA)
Arbitragem: Paulo Henrique Schleich Vollkopf, auxiliado por Eduardo Goncalves da Cruz e Cicero Alessandro de Souza, todos do Mato Grosso do Sul
Transmissão: SporTV e Premiere

SAMPAIO CORRÊA
Gustavo; Joazi, Joécio, Daniel Felipe e João Victor; André Luiz (Léo Costa), Vinícius Kiss (Eloir) e Marcinho; Roney, Caio Dantas e Diego Tavares
Técnico: Léo Condé

CRUZEIRO
Fábio; Raúl Cáceres, Cacá, Ramon e Matheus Pereira; Adriano, Filipe Machado e Giovanni; Arthur Caíke, William Pottker (Airton) e Rafael Sóbis
Técnico: Felipão

Fonte: Hoje em Dia

COMPATILHAR: