As quatro passarelas destruídas pelas chuvas em dezembro de 2008 finalmente começaram a ser reconstruídas, sendo elas: a passarela da avenida Rio Branco, outra próxima ao Formiga Tênis Clube (FTC), que não foi completamente destruída, mas ficou com a estrutura comprometida, a passarela que fica em frente a pista de skate no Terminal Rodoviário, e na rua José Elísio Ribeiro Mendes (em frente a Igreja Batista Vale das Bençãos). As obras tiveram início na última semana de junho.
O assunto a respeito da demora da reconstrução das passarelas foi criticado diversas vezes por alguns vereadores durante reuniões na Câmara Municipal. A verba das obras é proveniente do Ministério da Integração Nacional e prevê o conserto de danos causados por enchentes em todo o país. A empresa contratada foi a Construtora Chaves Costa e a obra está orçada em R$257.730,27.
As estruturas de aço das passarelas estão sendo construídas, inicialmente, dentro da empresa e, depois, serão colocadas nos lugares escolhidos. A nova estrutura é feita de aço industrializado e é bem mais reforçada que a antiga.
A construtora tem 90 dias, a partir da data do convênio, assinado no dia 30 de junho, para finalizar os trabalhos.
Pontilhão
Os trabalhos de demolição do pontilhão localizado na rua Doutor Carlos Chagas começaram no dia 28 de abril. A empresa vencedora da licitação para a execução do serviço foi a Construtora e Terraplenagem VFN Ltda, de Itaúna.
No início do ano, populares colocaram uma placa junto à estrutura que sinalizava a interdição da ponte, com os dizeres: ?Inauguração da ponte na Copa 2014?. As obras de reconstrução do pontilhão, que tiveram início no dia 8 de abril, deveriam ficar prontas no prazo máximo de 90 dias, segundo informações da Secretaria de Obras, Transporte e Urbanismo. Porém, o prazo previsto para a construção da obra já ultrapassou os 90 dias.
A equipe de redação do jornal Nova Imprensa e do portal Últimas Notícias tentou entrar em contato com a Procuradora Municipal, Sandra Micheline, para saber se a direção da Construtora e Terraplenagem VFN Ltda teria pedido um aditivo de tempo, um prazo maior para o término da obra no pontilhão. Porém, a reportagem não conseguiu entrar em contato com a procuradora.
A ponte acabou cedendo após uma forte chuva que caiu em Formiga na noite do dia 16 de fevereiro deste ano. A cratera que se formou quase engoliu três carros que passavam no local quando a cabeceira da ponte começou a desmoronar e trouxe prejuízos também para empresários daquelas imediações.

COMPATILHAR: