Depois de mais de um mês na Onda Roxa, a macrorregião Oeste avançou para a fase Vermelha do programa “Minas Consciente”. A decisão do Comitê Extraordinário Covid-19 foi divulgada nesta quinta-feira (22), durante reunião semanal. As definições passam a valer a partir de sábado (24).

Por determinação do Estado, a macrorregião Oeste entrou na Onda Roxa no dia 17 de março. Contudo, em reunião no dia 13 de março, em Divinópolis, o colegiado de prefeitos da macrorregião Oeste definiu pela inserção dos municípios na Onda Roxa do “Minas Consciente” a partir do dia seguinte.

“Temos que analisar os resultados técnicos. Entendemos que podemos avançar para a Onda Vermelha em quase todo o estado, mas é fundamental compreender que a pandemia continua, que todos os cuidados como uso de máscara e higienização das mãos são necessários, e que só a vacinação é a solução definitiva”, ressaltou o governador Romeu Zema (Novo).

Houve aumento de 4,1% nos casos e 8,2% nas mortes, percentuais inferiores à semana passada. Além disso, a positividade da doença também apresentou queda, chegando a 37%. A incidência da doença também está reduzindo.

Kit intubação

O Estado aguarda a chegada de mais medicamentos do kit intubação até a próxima semana. A expectativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) é que, já nos próximos dias, as unidades hospitalares tenham estoque de 5 a 7 dias de medicamentos.

“A queda de internação facilita e há empresas voltando a fornecer diretamente aos hospitais. Poderemos reduzir a pressão por insumos já nos próximos dias”, explicou o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti.

Onda Vermelha

No atual modelo do “Minas Consciente” mesmo que a cidade esteja na Onda Vermelha, comércio e eventos, por exemplo, serão liberados. As mudanças foram anunciadas em janeiro.

Mesmo com as alterações, algumas regras de distância como capacidade e limite de ocupação, devem ser seguidas. Há também restrição de algumas atividades que correspondem aos serviços essenciais, como padarias, bancos, farmácias e supermercados.

Volta às aulas

A volta às aulas no Estado também foi discutida durante a reunião do Comitê. Já foram apresentados protocolos das secretarias de Educação e Saúde com regras para o retorno do ensino presencial.

Segundo o governo estadual, nos próximos dias, o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa, se reúne com representantes do Tribunal de Justiça de Minas (TJMG) para discutir a autorização para a retomada das aulas de forma gradual e por sistema híbrido de ensino.

Fonte: G1

COMPATILHAR: