O problema é antigo e tem incomodo quem mora, trabalha, ou mesmo trafega pela avenida José Higino Filho, na saída para Campo Belo.
Uma obra de duplicação que começou no ano passado e durante todo o ano de 2013 ficou parada, deixando para trás problemas como a poeira, a falta de sinalização e, em dias de chuva, muita lama.
Desde o mês de maio, a redação do jornal vem constantemente voltando ao assunto, devido às reclamações de proprietários de empresas que alegam já ter perdido clientes por causa das condições da via e das ?lagoas? que se formam na entrada de muitas empresas em dias de muita chuva.
De responsabilidade da empresa Pavidez Engenharia, vencedora da licitação, sob a supervisão da Secretária de Obras da cidade, os trabalhos já deveriam estar prontos e diante das dificuldades encontradas, novos prazos foram dados, mas até o momento nenhum foi cumprido.
Em maio, o engenheiro da obra Cássio Henrique Inacarato informou que em virtude das chuvas, o pessoal havia sido dispensado e que a grande umidade inviabilizava a execução dos trabalhos, porém no dia 3 de junho o serviço seria retomado. Na mesma reportagem o então secretário de Obras, Ney Araújo deu um prazo de dois meses para a conclusão do trabalho.
Em setembro os trabalhos ainda não haviam sido retomados e as chuvas começavam a voltar, juntamente com as reclamações. E segundo a administração, após a constatação da necessidade da realização de obras de drenagem no local, foi necessário pedir um aditivo (951/2010 ) junto a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). ?A parte de responsabilidade da Prefeitura, que era solicitar o acréscimo ao projeto original, foi toda aprovada pela Setop. Para a construtora começar os trabalhos, basta o aditivo ser publicado no Diário Oficial de Minas Gerais. A construtora já até levou manilhas para fazer a obra de drenagem, porém aguarda a publicação. A administração municipal está em constante contato com a Setop para buscar agilizar todo esse processo.
Dois meses se passaram e para tentar resolver a questão o prefeito Moacir Ribeiro esteve na quarta-feira (6), na Setop, em Belo Horizonte, buscando esclarecimentos sobre a situação das obras da avenida.
A informação passada é de que o processo depende apenas de detalhes burocráticos para ser concluído.
Segundo Moacir Ribeiro, tanto o governador Antonio Anastasia quanto o secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, determinaram que a situação seja resolvida o mais rápido possível. Por orientação do prefeito, o chefe de Gabinete, José Terra de Oliveira Júnior, tem mantido contato constante com a Setop para acompanhar a situação. Representantes da construtora dizem estar prontos para recomeçar os trabalhos e continuam aguardando a publicação da nova planilha por parte do Estado.

COMPATILHAR: