Na semana passada, um grupo de vereadores do G5 esteve no Distrito Turístico de Ponte Vila, onde se reuniu com a direção do Centro Comunitário daquela localidade e com cerca de 70 moradores. No encontro, a vice-presidente do Centro Comunitário, Elaine da Silva Pires, afirmou que ?a comunidade está disposta a lutar pela emancipação político-administrativa do distrito ou deixar de pertencer a Formiga, passando para Córrego Fundo ou Pimenta?.
Segundo a assessoria de imprensa da Câmara, os moradores alegaram que, há alguns anos, reivindicam um posto policial, melhor atendimento na saúde, melhorias na infraestrutura das ruas e estradas, mais segurança, investimentos no saneamento básico, dentre outras solicitações. A vice-presidente ainda questionou sobre o recebimento dos royalties e dos pedágios, os quais não são repassados para a comunidade.
Os vereadores se comprometeram a marcarem uma audiência com o prefeito Aluísio Veloso/PT. Segundo a assessoria de comunicação da Câmara, os edis falaram aos moradores da importância que aquele Distrito representa para Formiga e foram unânimes em dizer que farão de tudo para que o Distrito de Ponte Vila continue pertencendo a Formiga e que as melhorias reivindicadas pelos moradores sejam prontamente atendidas pelo poder Executivo. Entretanto, percebe-se na cidade uma movimentação da ?campanha de emancipação? do distrito.
De acordo com o presidente da associação dos moradores de Ponte Vila, Edmar Guimarães, a reunião foi realizada enquanto ele estava em viagem, sob a coordenação da vice-presidente. No entanto, ele avalia que foi uma simples movimentação política. ?Vários comentários chegaram à comunidade de que um ex-prefeito havia comentado sobre esse assunto e alguns moradores embarcaram. Mas essa ideia foi só um burburinho, até porque, hoje, por lei, a emancipação é proibida. Nem se a comunidade tivesse uma situação financeira estável isso seria possível?, ressalta.
Com essa nova polêmica, o prefeito Aluísio Veloso agendou uma reunião com os moradores do distrito, na próxima segunda-feira (25), às 15h, para ouvir os anseios da comunidade. O encontro será no gabinete do prefeito.
O presidente do Centro Comunitário informa ainda que já apresentou ao prefeito algumas reivindicações mais urgentes, como patrolar as estradas, reformar o posto médico e a quadra, além de tapar os buracos da avenida de acesso ao distrito.
Planejamento para o Distrito Turístico
Segundo informações da Secretaria de Comunicação, desde setembro de 2009, a administração municipal criou um Grupo de Trabalho com representantes de Ponte Vila e da Prefeitura, sendo que este grupo já teria se reunido várias vezes com o objetivo de elaborar uma agenda de trabalho para o distrito, englobando várias áreas, como infraestrutura, água potável, destino de esgotos, segurança etc.
Nas reuniões de trabalho realizadas, alguns itens foram discutidos, segundo a comunicação, desde o fornecimento de água potável nos loteamentos, sendo que está na Justiça a transferência do fornecimento de água pelo Saae; calçamento de ruas no Furnastur; destinação dos esgotos; construções irregulares e clandestinas; dentre outros assuntos.
Ainda segundo a Secretaria de Comunicação, o Executivo havia realizado um levantamento da quilometragem das estradas da região, até o final da Boa Esperança, e já solicitou à Ruralminas um projeto de engenharia para que, em 2010, se possa executar uma reforma das estradas rurais.
Com a nova estrutura administrativa da Prefeitura, foi criada a função de coordenador do Distrito Turístico, que deve residir no local. De acordo com o secretário de Planejamento, José Ivo da Silva, a Prefeitura vai alugar ou construir no local um Escritório de Representação, que terá como atividades: protocolar solicitação de alvarás e certidões diversas, encaminhando, semanalmente, ao setor responsável; acompanhar construções, reformas, ampliações e demolições de obras civis em geral; embargar, quando necessário, por transgressão de normas, qualquer obra ou atividade perniciosa ao Distrito Turístico; manter o cadastro de informações de todos os fatos capazes de exercer influência no distrito; solicitar estudos e análises específicas sobre o comportamento do distrito no que diz respeito a questões econômicas e sociais; cuidar para que as normas urbano-ambientais do Distrito Turístico de Ponte Vila sejam obedecidas integralmente; sugerir acréscimos e alterações na normatização do Distrito Turístico e desenvolver outras tarefas correlatas ou determinadas por superior.

COMPATILHAR: