Após rompimento de barragem registrado na madrugada desse domingo (31), a Fazenda Água Santa, na zona rural de Perdizes, informou que, apesar dos transtornos, não houve vítimas e não há risco de novos vazamentos. A Defesa Civil de Minas Gerais esteve no local para avaliar a situação.

De acordo com a TV Integração, em nota, na manhã desta segunda-feira (1º), a propriedade também informou que a equipe de segurança acompanhou, de perto, a atuação do Corpo de Bombeiros na avaliação das causas do incidente e possíveis impactos.

“[A fazenda] ressalta, ainda, que atua, há décadas, com total responsabilidade e respeito ao meio ambiente e à comunidade. A propriedade é uma das fornecedoras de matéria-prima para a Bem Brasil, mas as atividades são independentes”, diz a nota.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a regularização de barragens em Minas Gerais é feita pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e que, de acordo com o gestor da fazenda em Perdizes, a barragem está regular.

A corporação afirmou que não faz este tipo de cadastro, mas colhe informações das barragens para alimentar o banco de dados operacional, para caso de atuação em emergências.

Rompimento

O bolsão artificial de irrigação se rompeu numa fazenda particular, na zona rural de Perdizes, no Alto Paranaíba, na madrugada de domingo. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada por volta das 2h para atender a um chamado de que a água contida no reservatório da fazenda, localizada às margens da BR-452, teria escorrido para uma das barragens existentes no local.

Segundo a corporação, inicialmente havia a informação de que havia risco dessa barragem não suportar o peso extra de água e se romper, colocando em perigo os moradores, as rodovias e as propriedades próximas ao Ribeirão Santa Juliana.

Ainda conforme os bombeiros, o açude que se rompeu tinha capacidade de um milhão de metros cúbicos de água e a barragem que recebeu esse volume de água tinha a capacidade para 4 milhões de metros cúbicos.

De acordo com os militares, foi observado que o nível de água na barragem subiu um metro após a chegada da água excedente.

A porta dos vertedores da barragem foi aberta para escoar o excedente e aliviar a pressão na estrutura da barragem, porém os possíveis danos na estrutura só poderiam ser avaliados ao amanhecer.

O proprietário da fazenda, João Roqueto, confirmou o rompimento de um reservatório e disse que a água seguiu o leito de um ribeirão até uma barragem, que amorteceu o impacto e normalizou a situação.

Dali para frente ocorreu uma enchente de proporção menor. O reservatório servia para a irrigação de lavouras e foi feito com acompanhamento técnico.

Fonte: G1

COMPATILHAR: