Enfim o prefeito Moacir Ribeiro prometeu e cumpriu. Ele avisou pela manhã desta sexta-feira (26), em um programa de rádio que o posto de saúde do bairro Vargem Grande mudaria de local e poucas horas depois, a promessa foi cumprida, para desespero e revolta da população.

Ao ver os equipamentos e móveis sendo retirados da casa que abrigava o PSF Manoel Messias Carvalho (Messião), os moradores entraram em contato com a redação do portal que esteve no local antes do encerramento do trabalho de transferência.

Vargem Grande 0001 DSC03550.JPG

Questionada, uma agente de saúde do posto informou que toda a população havia sido informada com bastante antecedência sobre a mudança, que deverá ser temporária. A agente disse ainda, que a Prefeitura buscou imóveis na região para alugar, mas não encontrou e diante das condições da estrutura do posto, o jeito foi transferi-lo para a Asadef. “Mentira! Fui lá essa manhã com meu filho para que ele tomasse uma vacina, mas não tinha. Então a enfermeira Gabriela me disse que em até duas semanas a vacinação seria normalizada no posto, mas em momento algum falou que ainda hoje o posto seria transferido”, comentou Marilaine Alves Pacheco.

Dona Adair Garcia da Silva (Bita), também desmentiu a informação, juntamente com outros moradores que se aglomeravam em uma das esquinas da avenida Geraldo Almeida, onde fica localizado o posto, enquanto observavam os trabalhos dos agentes de saúde, de endemias e de outros profissionais da Prefeitura. “Não avisaram e algumas funcionárias ainda ficaram debochando de nós, rindo da nossa cara, porque sabiam o quanto somos contra essa mudança, porque aqui tem idosos e pessoas acamadas que precisam de um cuidado mais próximo”, comentou Bita, que no dia 12 de junho já havia estado na redação do portal denunciando as ameaças de fechamento do posto.

Diferente do que afirma a Prefeitura, dizendo que a mudança é por causa das condições estruturais da casa, os usuários garantem que a proprietária do imóvel o pediu de volta devido ao não pagamento do aluguel durante vários meses. “Posso ir lá e sacudir as paredes que afirmam estar em risco de cair. Não vai acontecer nada. O problema não é esse”, disse Helder Ritielly que desde o ano passado, quando começaram os rumores sobre a transferência, vinha buscando ajuda para evita-la.

O portal conversou ainda com outros moradores como Silvane Garcia, Luciene Maria, Lucas Xavier de Castro, Sueli Alves, Maria Gasparina dos Santos, Ivo Donizete Souza e Willian Jeremias e todos confirmaram não saber da transferência. Alguns ainda reclamaram do atendimento no posto de saúde, dizendo que os agentes sempre chegam quando querem e o atendimento começa quando a equipe decide, mesmo que do lado de fora, dezenas de pessoas estejam esperando.

O posto foi transferido para o bairro Santo Antônio e funcionará no prédio da Asadef.  Moradores que ouviram a entrevista do prefeito esta manhã, afirmam que ele se comprometeu a construir em 90 dias um prédio no terreno da antiga Mileite que abrigará o posto, porém os moradores não acreditam que esta promessa será cumprida. “Só faltam nos tirar a creche e a escola. Demoliram a Praia Popular e agora ficamos sem o posto. Essa administração não está fazendo nada. Nem inauguraram a UPA que já está praticamente pronta. A gente sabe que tudo tem que ser licitado. Não estão tendo dinheiro nem para pagar os funcionários em dia e o prefeito promete construção em 90 dias?”, disse um dos moradores.

“Não dá para confiar nas palavras do prefeito. Estão ameaçando de tirar o posto daqui desde o início do ano, se em 90 dias fazem outro, porque não construíram e só transferiram esse aqui para o novo?” disse a moradora Bita.

Associação de bairro

Revoltados com a situação, os moradores também não pouparam criticas ao atual presidente da Câmara e da associação do bairro Vargem Grande, Geraldo Reis de Souza ( Geraldo Piruca). “Não tem como ser pior representante do que ele é. Está na associação há 8 anos, não faz nada e não convoca outras eleições, sendo que o exercício é de dois anos. Ele sabe o quanto esse posto é importante para a gente e como o bairro precisa de melhorias, mas não faz nada!”, disse Helder.

No portão do posto, até o momento que nossa equipe saiu do local, não havia sido fixado nenhuma informação sobre a transferência e se na próxima segunda-feira (29), o posto já estará funcionando na nova sede.

Vargem Grande 0010 DSC03548.JPG

Na Prefeitura

Sobre o assunto, a Prefeitura enviou nota à imprensa, informando que “A Secretaria Municipal de Saúde está realizando nesta sexta-feira, dia 26, a mudança do posto de saúde da Vargem Grande para a sede da Asadef, no bairro ao lado, o Santo Antônio. Essa medida já havia sido decidida e comunicada à população local havia meses. Era impossível manter o posto no imóvel em que vinha funcionando. A proprietária do local não possui a documentação necessária para renovar o contrato de aluguel. Além disso, parte do local já havia sido interditada pela Defesa Civil. Isso ocorreu porque duas salas apresentaram rachaduras que colocavam em risco a segurança dos usuários e dos funcionários do posto.

 Reuniões foram feitas entre representantes da Secretaria de Saúde e moradores e associação comunitária. Todos se empenharam em buscar, mas nenhum imóvel foi encontrado naquela região em condições de abrigar o posto de saúde.

A Secretaria de Saúde já está buscando recursos para construir um posto de saúde no Bairro Vargem Grande e espera iniciar e concluir essa obra o mais rápido possível”.

Vargem Grande 0004 DSC03542.JPG

Vargem Grande 0007 DSC03545.JPG

 

 

 Matéria atualizada e modificada com informações sobre o líder comunitário do bairro Vargem Grande às 8h52 de 01/07/2015

 

Redação do Jornal Nova Imprensa

COMPATILHAR: