Cerca de mil pessoas já caíram em algum tipo de golpe que envolve o empréstimo descontado em folha. Ronaldo Couto é uma das vítimas deste golpe. Ele se aposentou por invalidez depois de um problema muscular. Passou a gastar muito dinheiro com remédios, mas o pior foi quando ele percebeu que estava pagando por um empréstimo que não pediu. O valor era de R$12 mil, conta.
O INSS já confirmou 1.011 vítimas do golpe do empréstimo consignado, que é descontado em folha. E alerta: é importante o aposentado estar atento para perceber se está sendo lesado, pois muitas vezes o golpe passa despercebido.
José Maria Leite levou três meses para se dar conta que havia dois empréstimos no nome dele sem nenhuma autorização. E cada um no valor de R$700.
Os dois aposentados citados nesta reportagem conseguiram se livrar da dívida assim que recorreram a um advogado, que entrou com uma ação judicial contra os bancos. A liminar judicial é temporária, mas segundo o advogado Allan Carvalho, as decisões têm sido favoráveis aos aposentados, que ganham direito a indenizações por danos materiais e, também, morais. Afinal, é difícil esquecer dos transtornos causados por um golpista.
A orientação da Delegacia de Proteção ao Idoso é para que o aposentado não assine documentos em branco, nem mesmo para parentes, e nem forneçam a ninguém informações sobre documentos, endereço e telefone.

COMPATILHAR: