O engenheiro agrônomo da Emater, Lacir Rowilson Dutra, esteve no gabinete do prefeito Eugênio Vilela nesta quarta-feira (29), entregando o relatório final dos trabalhos executados em Formiga pelo Projeto de Recuperação e Preservação das Sub Bacias Hidrográficas Formadoras dos Afluentes Mineiros do Rio São Francisco.

As obras foram feitas na comunidade rural de Loanda, onde está o Ribeirão São Domingos.

O projeto consiste em readequar as estradas vicinais, construir bacias de captação de água de chuva, terraços, cercar nascentes e matas ciliares e de topo.

Em Formiga, o trabalho foi executado pela Bioma Consultoria Ambiental. Ela construiu 139 bacias de captação, o que representa 53,46% das obras programadas, e 3.400 metros de terraços, representando 34% do programado.

Segundo o relatório, a meta programada não foi alcançada por falta de área disponível para a execução do planejado. “As obras não foram executadas em sua totalidade conforme o Termo de Referência constante no edital do processo licitatório, visto que o projeto, referente ao Ribeirão São Domingos, em Formiga, foi elaborado há 14 anos. Naquela época, a região era constituída com áreas de pastagens naturais e artificiais e áreas com vegetação típicas de cerrado e campo. De 2004 para cá, ocorreu grande expansão do plantio de eucalipto e, atualmente, 63% da área encontra-se ocupada com vegetação natural e artificial. Para sermos mais explícitos, a sub-bacia possui área de 1.733 hectares, com 900 hectares em eucalipto e 200 com vegetação natural. Os trabalhos com bacias de captação e terraços foram desenvolvidos em 37% da área total”, explica.

 

O projeto

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) disponibilizou R$84.904,20, dos quais foram utilizados R$42.841,63, para a construção das bacias de captação de água de enxurradas e de terraços.

O projeto foi elaborado pelo técnico da Emater, José Alberto Diniz, que também orientou tecnicamente a construção das bacias de captação e as curvas de nível.

Os trabalhos foram coordenados em conjunto pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Econômico, e pela Emater.

(Fotos: Divulgação/ Decom)

 

Fonte: Decom||

COMPATILHAR: