A avaliação positiva do governo Lula subiu em dezembro para 51% ante 48% em setembro, na pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da CNI, divulgada esta quarta-feira. De acordo com o levantamento, a avaliação regular do governo caiu de 32% para 31%, e a avaliação ruim/péssimo recuou de 18% para 17%. A pesquisa foi feita no período de 30 de novembro a 5 de dezembro, e teve margem de erro de dois pontos percentuais. Foram 2.002 entrevistas em 141 municípios.
Segundo o relatório, a aprovação ao governo atingiu o maior nível de 2007. Em dezembro de 2006, a avaliação ótimo/bom atingiu 57%. Segundo o relatório, a avaliação positiva do governo ocorre em todos os segmentos sociais. A pesquisa mostra ainda que a aprovação ao presidente Lula subiu de 63% para 65%. Quanto à desaprovação, recuou de 33% para 30%. Depois da queda observada na rodada anterior, a aprovação à maneira do presidente Lula governar apresenta recuperação, com o saldo retornando ao patamar das rodadas de abril e junho deste ano, diz o relatório divulgado pela CNI.
Segundo o documento, a desaprovação ao presidente só supera a aprovação na faixa da população que recebe mais de dez salários mínimos por mês. A nota média para o governo Lula, em uma escala de zero a dez, ficou estável em 6,6. A confiança no presidente, por sua vez, ficou estável em 60%, enquanto a desconfiança recuou de 37% para 35%. Na comparação entre o primeiro e o segundo mandato, 35% disseram que o atual é melhor, ante 36% na anterior. Para 42%, este mandato está igual ao primeiro (40% na anterior), enquanto 21% consideram o segundo mandato pior do que o primeiro (22% na anterior).

COMPATILHAR: