Os vereadores aprovaram na Câmara Municipal, na segunda-feira (11), o projeto de lei 394/2011, em que o Poder Executivo fica autorizado a abrir no orçamento vigente, crédito suplementar no valor de R$150 mil, para cobertura de despesas com elaboração de projeto de engenharia para pavimentação asfáltica nas estradas rurais de Papagaio até Albertos e do Mangueirão até Boa esperança.
O projeto de lei deu entrada no dia 20 de junho. Na ocasião, alguns vereadores criticaram a demora para que o referido projeto fosse encaminhado à Casa. Ainda em várias reuniões, os edis comentaram e mostraram por meio de vídeo e fotos a situação de várias estradas rurais, saindo em defesa do homem do campo.
Na reunião desta semana, os vereadores, mais uma vez, falaram sobre a proposição. José Geraldo da Cunha (Cabo Cunha/PMN) destacou que o projeto vem ao encontro do que foi mostrado no início do ano, como viviam algumas comunidades rurais, principalmente nos dias chuvosos, com as estradas totalmente danificadas. ?Um senhor da Fazenda Boa Esperança me procurou e falou sobre a aprovação do projeto. Segundo ele, outras comunidades serão beneficiadas como Marmelada, Retiro, Timóteo e outras. Foi sim uma sensibilidade do Executivo, pois mostramos aqui as dificuldades do homem do campo, que merece uma estrada asfaltada?.
Edmar Ferreira/PT disse que a aprovação do projeto beneficiará à comunidade rural principalmente na época de chuvas, quando são os mais prejudicados. A pavimentação desses perímetros trará uma ligação mais fácil entre a população rural e a urbana.
Gonçalo Faria/PSB disse que caso o projeto venha a ser concluído trará para Formiga um novo vislumbrar para o turismo. ?O município só tem a ganhar com isso, aumentando a participação da população com o seu crescimento. Recebemos uma resposta da empresa Nascente das Gerais de que para os anos de 2012 e 2013 está prevista a execução da etapa de duplicação de Formiga, contemplando 2,750 quilômetros, execução de trincheira para a MG-050, com implantação de interseção para acesso a Formiga, passagem inferior para veículos e pedestres e a implantação de acesso de Ponte Vila a Caieiras. Olha como é importante essa questão dos transportes, das estradas para o nosso município. Acho isso importante, independente se no ano que vem será ano de eleição ou não, é importante trabalharmos para as comunidades?, disse o vereador.
José Gilmar Furtado (Mazinho/DEM) ressaltou que desde 2009 o Legislativo vem cobrando melhorias para as comunidades rurais. ?O interessante que eu vejo é que a administração não vê sensibilidade, se não este projeto poderia ter entrado nesta Casa há sete anos. Eles estão é de olho no ano eleitoral que está para chegar, essa é a realidade e o meu ponto de vista?.
Eugênio Vilela/PV disse que o projeto deu entrada na Câmara há pouco tempo e independente de questão partidária não poderiam dar o parecer no tempo devido. ?O que estamos fazendo é autorizando que o município contrate uma empresa para fazer um projeto para pavimentação dessas vias. Acho que isso já deveria ter feito há mais tempo. Teve prefeito que prometeu lá em Cunhas, que se eleito fosse faria dois quilômetros por ano, se tivesse cumprido a promessa, já estaria pronto. Mas não podemos deixar um projeto desses parados, já que criticamos?.
Cid Corrêa também destacou que o projeto é de extrema importância para o desenvolvimento da zona rural. ?Na minha opinião, o homem do campo tem que ser visto como empresário, como empreendedor. Pois ele gera emprego, gera renda, ele abastece a zona urbana com produtos e as nossas estradas rurais levam também até vários pontos turísticos de nossa cidade, assim como esses dois locais, que leva até o Lago de Furnas e tem que ser conservados. A Prefeitura precisa dar mais apoio às comunidades rurais. Passou da hora da administração colocar o homem do campo como prioridade na gestão pública do nosso município?.
Na opinião do vereador Reginaldo Henrique dos Santos (Dr. Reginaldo/PCdoB), a cidade de Formiga é órfã na questão de projetos. ?Nada se faz atualmente em termos de ação política, de estratégia política, sem projetos. Sabemos das necessidades dessas comunidades rurais, de estradas mais adequadas. A inação muitas vezes do governo acaba prejudicando as comunidades, prejudicando diversos setores. A orfandade de Formiga em relação a projetos torna a cidade refém de muitas questões que não deveriam acontecer e depois tem que correr atrás dos prejuízos. Esse projeto deveria estar aqui há mais tempo ?.

COMPATILHAR: