Após muitas tentativas, a Câmara Municipal terá sua sede própria. O novo prédio será construído em um terreno de 2.400 metros quadrados, de frente para a rua Padre Leão João Dehon, próximo à Casa do Engenheiro.
O projeto de lei 613/2012, que autoriza o Poder Legislativo a utilizar o bem público, assim, entendido como parte do terreno situado próximo ao bairro Santa Tereza foi aprovado durante a reunião da Câmara Municipal, na segunda-feira (2).
A ideia para a construção da nova sede no terreno partiu do presidente do Legislativo Gonçalo Faria/PSB. De acordo com ele, o terreno é da Prefeitura que doou para que o Legislativo construísse sua nova sede.
?O local é um patrimônio do município, ou seja, Câmara, Prefeitura e Saae, e está dentro da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária?, explicou o vereador.
No final do ano passado, a atual mesa diretora se reuniu com a secretária de Cultura, Maria Andrada. ?Não conseguimos acertar com ela no terreno da Câmara que é logo abaixo deste aqui [ de outro terreno também localizado próximo à Casa do Engenheiro], porque é proibido construir lá e conversamos com ela sobre esse outro terreno[em frente a rua Padre Leão João Dehon]?, disse.
Gonçalo Faria disse que no final do ano passado, levaram o prefeito Aluísio Veloso/PT até o local. ?Trocamos uma ideia com ele. O projeto que não é meu nem da mesa, mas de toda a Câmara Municipal?.
O vereador falou ainda sobre a estrutura do novo local. ?Acho que tudo tem que ser com calma. Ouvi todos os companheiros e isso é muito importante, pois na Câmara somos dez. Ter um local para atender a população e que a cidade se orgulhe dele. A ideia é essa, um local democrático, onde a população possa procurar e ser atendida em todos os seus anseios. No local teremos a parte de secretaria, de contabilidade, o plenário. Nós queremos um prédio extremamente funcional. Se possível um prédio ?inteligente?, aproveitando a luz solar, a sustentabilidade, com menos gasto com energia e água?, ressaltou.
Em relação à previsão para o início das obras, o vereador disse que é praticamente impossível informar. Atualmente, a Câmara Municipal paga de aluguel ao Clube Centenário o valor de R$5.636,83.
Polêmicas
Em 2009, houve muita polêmica em torno da construção da sede própria do Legislativo. O Conselho Municipal de Patrimônio Cultural não aprovou o projeto apresentando pelo então presidente da Câmara, Reginaldo Henrique dos Santos (Dr. Reginaldo/PCdoB). O terreno também seria próximo à Casa do Engenheiro em uma área de 7.100 metros quadrados. Na época, Dr. Reginaldo disse que ficou surpreso com a não aprovação do projeto .
Já em 2010, quando Edmar Ferreira/PT foi presidente da Câmara, foi cogitada a possibilidade da nova sede do Legislativo ser no prédio onde funcionava a antiga cadeia, localizada à rua Floriano Peixoto ou ainda ser construída em um terreno comprado pela Câmara, no bairro Santa Luzia.

COMPATILHAR: