A apuração dos votos para presidente no segundo turno da eleição, neste domingo (26), só será divulgada a partir das 20h (horário de Brasília) em todo o país. O motivo é o fuso horário do Acre, que, em razão do horário de verão adotado em grande parte do país, está com três horas de diferença em relação a Brasília. A legislação eleitoral não permite a divulgação de resultados enquanto a votação ainda estiver ocorrendo. A votação em todo o país termina às 17h. Quando forem 17h no Acre, serão 20h em Brasília, quando, então, será liberado o acesso à apuração do segundo turno.

Já os dados de resultado para o cargo de governador já estão disponíveis desde ás 17h do fuso horário de cada unidade da federação. Haverá segundo turno para a escolha de governador no Distrito Federal e nos seguintes Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e Roraima.

A mesma determinação valeu para o primeiro turno das Eleições 2014. A diferença é que a apuração das urnas teve início às 19h de Brasília (sem horário de verão). A medida visa assegurar que todos os Estados finalizem a votação, sem sofrer possíveis influências a partir da divulgação de resultados de Estados que concluíram antes a votação.

COMPATILHAR: