Os preparativos para o Campeonato Mineiro de Futebol estão a todo vapor. O árbitro formiguense Ronei Alves, que faz parte do quadro de profissionais da Federação Mineira de Futebol, viaja para Belo Horizonte neste sábado (14) para participar de um treinamento físico no Clube de Oficiais da Polícia Militar.
De acordo com o árbitro, o teste físico segue o protocolo da Federação Internacional de Futebol (FIFA).
Nos dias 19 e 21 de janeiro, o treinamento será realizado em Lagoa Santa, para a preparação do Campeonato Mineiro na 1ª divisão e no módulo 2. Na ocasião, haverá também prova escrita sobre regras.
Ronei Alves começou sua carreira em jogos no campo do Grêmio, em 1998. Três anos depois, fez um curso ministrado pela Liga Amadora de Formiga, atuando por toda a região e no campeonato da cidade, tendo sido eleito por vários anos o melhor árbitro da cidade e também da região Centro-Oeste.
Em 2002, o árbitro formiguense participou de um curso pela Federação Mineira da cidade de Varginha, onde atuou na Liga Sul Mineira de Futebol.
Foi em 2005 que Ronei entrou na Federação Mineira de Futebol.
Em 2008, estreou no quadro profissional pelo Campeonato Mineiro da 2ª divisão em Pouso Alegre.
A carreira do árbitro não ficou somente em campeonatos brasileiros. Em 2010, Ronei atuou no Future Champions da FIFA, apitando jogos dos times do Boca Junior (Argentina); Manchester United (Inglatera); Vissel Kobe (Japão), dentre outros.
A próxima etapa de Ronei será apitar um jogo no Campeonato Brasileiro de Futebol. Para isso, ele precisa ter um curso superior e o projeto está a cada dia mais perto, pois o árbitro já está cursando a graduação de processos gerenciais.

COMPATILHAR: