O estudante arcoense Adriel de Moura Sousa, da Escola Municipal Dorvina Teixeira Arantes, conquistou medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Ele e vários estudantes do país participaram na segunda-feira (20), da cerimônia no Rio de Janeiro.

Adriel já ganhou medalhas nesta mesma olimpíada e, inclusive no ano passado esteve, em Brasília em cerimônia com a presença da Presidente Dilma Rousseff.

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro esteve presente na cerimonia de entrega das medalhas, no Teatro Municipal, no centro do Rio de Janeiro. Para ele, o desempenho dos estudantes favorece o crescimento do país.

Mais de 18 milhões de estudantes, de 99,41% dos municípios do país, disputaram as premiações. Do total, 501 conquistaram medalhas de ouro, 1,5 mil de prata e 4,5 mil de bronze. Quando a competição começou, em 2005, eram cerca de 10 milhões de estudantes.

Na avaliação do coordenador-geral da Obmep e diretor adjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Cláudio Landim, a olimpíada é um projeto com grande impacto na qualidade do ensino da matemática.

Todos os medalhistas de ouro têm direito de participar do Programa de Iniciação Científica (PIC), no qual durante um ano têm aulas de matemática aos sábados em universidades públicas do país. Eles recebem bolsas de R$ 100 por mês em recursos liberados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O ministro Aldo Rebelo informou que não haverá cortes neste investimento. “Tudo que há de compromisso já firmado pelo CNPq será mantido, inclusive as bolsas de iniciação científica”, concluiu.

 

Redação do Jornal Nova Imprensa Portal Arcos

COMPATILHAR: