O arcoense Adriel Ebenézer de Moura Souza, medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) esteve no Rio de Janeiro, na semana passada, para receber a premiação das mãos da presidenta Dilma Rousseff.
A premiação ocorreu no dia 7 de maio na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Na ocasião, Adriel conheceu os organizadores da OBMEP e também os demais estudantes que participaram da premiação.
Cerca de 1.500 pessoas, dentre alunos, familiares, professores e diretores de escolas, prestigiaram o evento. Além da presidenta, o evento contou com a presença do governador do Estado do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão; do prefeito da Cidade do Rio de Janeiro Eduardo Paes; do Ministro da Educação Henrique Paim; do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Clélio Campolina Diniz; do diretor-geral do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) Professor César Camacho; do diretor-adjunto do IMPA e coordenador geral da OBMEP Professor Claudio Landim; além de outras autoridades dos governos federal, estadual e municipal, e do meio acadêmico.
Adriel é filho do casal arcoense José de Sousa e Kátia Mateus de Moura Souza e estuda na Escola Municipal Dorvina Teixeira Arantes, localizada no Bairro Niterói. Na segunda-feira (12), o aluno e seus pais foram recepcionados pelo prefeito Roberto Alves, na sede da Prefeitura de Arcos.
Na ocasião, Adriel falou sobre a conquista da medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática. ?Acredito que essa conquista seja resultado de todo o esforço, foco e dedicação que eu coloquei nesse projeto e com isso a conseqüência foi a medalha. Acho muito bacana porque essa conquista mostra que nós podemos sim conquistar coisas grandes independente do tamanho da nossa cidade ou qualquer outra dificuldade?, comentou.
O prefeito parabenizou o aluno pelo desempenho na competição organizada pelo Ministério da Educação. ?A façanha do Adriel não é motivo de orgulho apenas para a família, mas sim para a cidade de Arcos. Com certeza essa vitória será a primeira de muitas que virão na sua vida, portanto, desejo que você sonhe coisas grandes e continue se esforçando para conquistá-las passo a passo. Nosso Governo acredita que uma sociedade mais justa e fraterna se constrói sobre os pilares da educação e temos investido pesado para que cada vez mais alunos obtenham êxito nos desafios que eventualmente venham a enfrentar?, destacou.
A mãe do aluno destacou a rotina do filho e valorizou o tempo que ele dedica a outras atividades. ?Nós cobramos muito do Adriel em casa, mas fazemos questão também que ele tenha momentos de lazer e aproveite esses momentos. Assim como meu filho conseguiu essa conquista, acredito que todos os outros alunos possam conseguir também, porque o Adriel não é um aluno que passa vinte e quatro horas estudando, ele dedica tempo à outras atividades, como estar com a família, com os amigos, ele faz aulas de música e também vai à igreja?, afirmou.
Destaques
Além do aluno Adriel Ebenézer, outros estudantes da Escola Municipal Dorvina Teixeira Arantes foram destaques na OBMEP. Alexia Ísis foi medalha de bronze pela segunda vez consecutiva e Bárbara Nogueira recebeu menção honrosa. Todos receberão os cumprimentos do prefeito Dr. Roberto Alves, da vice-prefeita Luciana Araújo e da secretária de Educação Eliana Martins nesta sexta-feira (16) às 08h30 em recepção organizada pela direção da Escola Municipal Dorvina Teixeira Arantes na própria instituição.
A olimpíada consiste em duas fases; na primeira participam todos os alunos inscritos, e na segunda 5% dos alunos de cada escola que tiveram o melhor desempenho na primeira fase, conforme o regulamento disponível no endereço www.obmep.org.br.

COMPATILHAR: