A Secretaria de Saúde de Arcos prorrogou até o dia 22 de junho a Campanha de Vacinação Contra o Influenza A (H1N1). É a segunda vez neste ano que a campanha é prorrogada porque a meta de imunização ainda não foi atingida no município.

Segundo o Setor de Imunização, 90% do público alvo devia ter sido vacinado entre os dias 23 de abril e 30 de maio. Mas nem com a prorrogação da campanha até esta sexta-feira (15) fez com que o resultado fosse alcançado, sendo imunizados até o momento apenas 75,8% das pessoas que compõem o grupo prioritário.

Crianças com idades entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias são as que menos atenderam as expectativas de vacinação. Os dados revelam que apenas 56,72% haviam sido imunizadas até a manhã desta sexta (15). As gestantes ocupam a segunda colocação, com apenas 78% das mulheres vacinadas. Em terceiro lugar estão os idosos, com 85,74% do público vacinado. Apenas o grupo das puérperas, que são mulheres com até 45 dias após o parto, é que ultrapassou a meta até o momento, sendo 105% vacinadas.

A meta do Setor de Imunização era vacinar 90% dos idosos, das crianças, das gestantes, das puérperas e dos trabalhadores da área da saúde que fazem parte do público alvo em Arcos, o equivalente a cerca de 9 mil pessoas na primeira etapa da campanha. Mas diante do baixo índice de vacinações, a Secretaria Municipal de Saúde seguiu a recomendação do Ministério da Saúde e prorrogou a campanha até esta sexta-feira (15). Ainda assim, o resultado não foi alcançado e por isso a medida precisou ser adotada novamente.

Com a prorrogação da campanha pela segunda vez, a responsável pela imunização em Arcos, Ângela Margareti, espera alcançar a meta. “Mais uma vez estamos estendendo o prazo com a expectativa de alcançarmos o resultado. E mais uma vez chamamos a atenção das pessoas que compõem o grupo prioritário, principalmente pais e responsáveis por crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias de vida. Compareçam aos PSF’s e levem o cartão de vacinação. Só conseguiremos alcançar a meta se todos colaborarem”, ressaltou.

A vacinação ocorre em todas as Unidades de Saúde da cidade e na Unidade da Ilha, de 8h às 11h e de 13h às 16h, com exceção apenas da Fumusa, que é a unidade responsável por distribuir as vacinas para os PSF’s.

 

 

Fonte: Prefeitura de Arcos ||

COMPATILHAR: