O Comitê Municipal de Enfrentamento da Covid-19 de Arcos se reuniu na noite de quinta-feira (28) para tratar questões relacionadas à nova fase do Minas Consciente, plano do Governo do Estado que visa a retomada da economia durante a pandemia.

A reunião contou com a participação dos donos de bares, representados por Adriano Duarte e Ana Cristina Soares; representante das escolas particulares, Márcia Sousa; e representante dos donos de academia, Flávio Rabelo. Eles puderam descrever os desafios financeiros que veem enfrentando com o parcial fechamento do comércio, e também acompanharam as deliberações do Comitê, que visam a contenção do vírus e a proteção da vida.

O Município segue no Minas Consciente e avançou para a ‘onda amarela’.

As regras contidas na nova versão do protocolo do Minas Consciente, divulgados na quarta-feira (21), serão adotadas de forma parcial pelo Município de Arcos, tendo em vista que o Governo estabelecerá restrições.

O Capitão da Polícia Militar, César Henrique Bitencourt, explicou aos participantes que, juridicamente, a Administração Municipal pode enrijecer as medidas do Minas Consciente em qualquer fase, quando a segurança da população estiver em risco.

Na ‘onda amarela’, os comércios serão abertos, mas de acordo com o Decreto publicado nesta sexta-feira (28). Por exemplo, os clientes poderão fazer refeições dentro dos restaurantes, mas vão ser servidos pelos funcionários. O número de frequentadores será de acordo com a metragem do estabelecimento, prevalecendo o distanciamento social. É proibido vender ou comercializar bebida alcoólica nas ruas, assim como colocar mesas nos passeios.

O toque de recolher foi estendido, iniciando às 23h e terminando às 5h.

Prefeito estuda possibilidade de distribuir auxílio de R$600

Preocupado com donos e funcionários de bares que não conseguirão operar atendendo a uma capacidade de clientes que seja financeiramente viável, o prefeito Claudenir José de Melo-Baiano anunciou o estudo, junto com o departamento jurídico, de um meio legal viabilizando o pagamento do auxílio de R$600 para aqueles donos de bares que ficarem com as portas fechadas.

PRUDÊNCIA

O prefeito pediu que as pessoas não vejam a flexibilização do comércio como flexibilização das medidas de cuidado ao contágio da Covid-19. O uso de máscara permanece obrigatório e é fundamental manter as precauções sanitárias.

Professor Baiano também fez menção aos 20 mortos registrados na cidade. “A gente sabe que não eram pessoas que participavam de aglomerações; se contaminaram por meio de outras pessoas próximas. E a morte pela Covid-19 é muito triste. A família não tem sequer o direito de se despedir e de fazer um funeral digno para aquele ente querido. A despedida é só como se fosse apenas dar ‘baixa’ na vida daquela pessoa”.

As novas medidas do decreto passam a valer a partir de sábado (30).

COMPATILHAR: