A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Arcos realizou uma reunião na Casa de Cultura, na sexta-feira (5), para definir a programação do Castramóvel que estará no município a partir do próximo dia 15. No dia 27 de outubro, a unidade chegou à Formiga.

O evento reuniu profissionais dá área de toda a região que estão interessados em trabalhar para a castração dos cães. Nove cidades serão beneficiadas com o Castramóvel. O programa atenderá aproximadamente mil animais por ano.

De acordo com Capitão Fernandes, presidente da Associação Regional de Proteção Animal, esse trabalho iniciou há 3 meses junto à Promotoria de Formiga, quando surgiu a ideia de adquirir esse Castramóvel para atender nove cidades da região.  “Será criada uma agenda onde vai ser determinado conforme a demanda, de quantos dias o Castramóvel ficará em cada cidade para fazer a esterilização de cães e gatos e resolver a dificuldade que os município enfrentam já que a leishmaniose espalha a cada dia que passa”.

Além do problema de contaminação de doenças, o objetivo do Castramóvel é conseguir diminuir o grande número de animais nas ruas, além de trabalhar a conscientização da população para os problemas gravíssimos de saúde pública e de meio ambiente,  lixo e trânsito.

Leishmaniose

A leishmaniose é uma doença extremamente contagiosa e é transmissível do cão para o homem. Este trabalho será importante pois aproximadamente 40% dos animais de rua tem o vírus, e se desenvolverem a doença e tiver contato com o homem, ele será contaminado. Existem casos de óbitos em decorrência da leishmaniose. A ideia é buscar minimizar e tratar essa realidade dando uma situação mais digna para os cães de rua.

 

 

 

Fonte: Portal Arcos||

COMPATILHAR: