Na manhã dessa terça-feira (13), os membros do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 participaram de uma reunião para definir as medidas que vão nortear as atividades na cidade nos próximos dias. As novas regras valem a partir de 00h desta quinta-feira (15) para que as pessoas tenham tempo de se adequar às mudanças.

Conforme o boletim epidemiológico, os dados dos infectados pelo Coronavírus estão em declínio. Com base nesses indicadores, os integrantes do Comitê arcoense decidiram pela retomada das atividades comerciais.

O retorno será feito de forma consciente e desde que todos os seguimentos trabalhem dentro do plano de contingenciamento.

Um detalhe que chama atenção, é que foi mantido o toque de recolher das 20h às 5h, contrariando o acordo entre o Tribunal de Justiça de Minas e o Governo Estadual que decidiu acabar com o Toque de Recolher em Minas.

Os membros do Comitê fazem o apelo para que a sociedade não relaxe nos cuidados essenciais – a exemplo do uso obrigatório da máscara, álcool em gel e distanciamento – e que, apesar da Onda Roxa permitir as visitas domiciliares, que elas não aconteçam. Nestes encontros, as pessoas tiram a máscara durante as refeições, o que aumenta a transmissibilidade do vírus.

Leia o decreto na íntegra: 

Para evitar aglomerações, os comércios não essenciais poderão ficar abertos de 6h às 20h, (exceto bares e restaurantes) com a presença do público. Até as 10h, pede-se que o atendimento preferencial seja para pessoas acima de 40 anos. Depois das 10h, para outras idades.

1. Poderão antecipar o horário de abertura dos estabelecimentos a partir das 6hrs da manhã e estender o horário de funcionamento até às 20h;

2. Comércios com área de até 30 metros quadrados um cliente por vez;

3. Comércios com área superior a 30 metros quadrados até 100 metros quadrados 3 clientes por vez;

4. Comércios com área superior a 100 metros quadrados até 200 metros quadrados 4 clientes por vez

5. Comércios com área superior a 200 metros quadrados 5 clientes por vez.

As academias também voltam a funcionar, com 20% da capacidade, desde que não ultrapasse o número de 10 alunos. Escolas de futebol e clubes de natação não estão liberados.

Confira o resumo das outras decisões do Comitê:

Toque de Recolher: Das 20h às 5h

Disque-busque: Permitido até às 20h

Delivery para bares e restaurantes: Permitido até 00hrs

Bares e restaurantes: Podem funcionar por meio de delivery e disque-busque

Missas e cultos: Podem acontecer com 20% da capacidade, desde que não ultrapassasse o número de 100 pessoas 

Fonte: Portal Arcos

COMPATILHAR: