Acompanhados pelo secretário executivo da Defesa Civil de Formiga, José Lopes do Couto Filho, dois engenheiros com formação na área de geologia, realizam, nesta semana, trabalhos de identificação de áreas de risco em Formiga, consideradas como sendo mais suscetíveis a deslizamentos ou alagamentos em razão da ocorrência de período chuvoso mais prolongado ou de maior intensidade. Os engenheiros Rafael Silva Araújo e Júlio César Lana, que atuam junto ao projeto do Governo Federal, denominado “Setorização de Áreas de Risco Geológico”, explicaram à reportagem do Últimas Notícias  que a vinda deles ao município se dá por indicação da Defesa Civil Estadual, que conhece em detalhes, o histórico de sinistros registrados na cidade.

engenheiros

Concluído o levantamento de campo e detectadas as potenciais áreas de risco, os técnicos enviarão os dados obtidos para o Governo Federal, que por sua vez, de posse das informações sobre os polígonos geo-referenciados, as repassará para o Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Comaden) que monitora permanentemente as condições meteorológicas em todo o país e, pode assim, emitir para os municípios cadastrados, alertas, com certa antecipação.

Isto possibilita ações e providências locais, no sentido de se precaver e evitar maiores danos materiais e de se agir com a implementação de medidas que possibilitem a defesa das populações que se instalam nas proximidades de tais áreas.

Segundo os engenheiros, após o término dos levantamentos será emitido e entregue ao município um relatório completo da situação, inclusive, com sugestões de intervenções que possam diminuir possíveis riscos.

Para José Lopes, todas as áreas que foram afetadas pelas fortes chuvas ocorridas em  dezembro 2008 e janeiro de 2012, resultando em prejuízos de grande monta, deverão fazer parte deste levantamento, pois, de lá para cá, muito pouco foi feito em matéria de obras, capazes de minimizarem tais riscos.

 O que é:

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), nome fantasia advindo da razão social Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, é uma empresa pública que está diretamente ligada à Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM) do Ministério de Minas e Energia, e atua nacionalmente.

O Serviço Geológico é responsável pelo Programa Geologia do Brasil, do Governo Federal. Entre as atividades feitas estão os levantamentos geológicos, geofísicos e hidrogeológicos, mapeamentos geoquímicos, avaliação de recursos minerais do Brasil, gestão da informação geológica, análises químicas e minerais do laboratório de análises minerais.

O programa Setorização de Áreas de Risco Geológico foi instituído pelo Governo Federal a partir dos grandes desastres ocorridos na região serrana do Rio de Janeiro.

 Em Formiga:

Toda a área que sofre com alagamentos provocados pelos rios Formiga e Mata-Cavalo, inclusive a do centro da cidade, as áreas suscetíveis a deslizamento (Rua dos Expedicionário Jorge Alvarenga, Rua da Pedreira dentre outras e bairros São Luiz, Alto da Praia, Vila Colorida dentre outros), fazem parte do levantamento.

Enchente em 2008 

encehnte 2008 11enchente 2 2008enchente 4 2008

 

Chuva em 2012

chuvas 2012 1chuvas 2012 2chuvas 2012

 

Redação do Jornal Nova Imprensa

COMPATILHAR: