O Governo de Minas anunciou nessa segunda-feira (28) que fará um levantamento da produção agropecuária em cidades banhadas pelo Rio Paraopeba no Centro-Oeste que podem ser afetadas pela lama originada da barragem de Brumadinho.

A estrutura de rejeitos da mineração, pertencente à Vale, se rompeu na sexta-feira (25) e já deixou pelo menos 60 mortos e 292 desaparecidos.

Alama tem avançado no rio Paraopeba e o último boletim divulgado pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e a Agência Nacional das Águas (ANA) estima que os rejeitos devem alcançar a região na noite desta terça-feira (29), o que pode comprometer a irrigação e o fornecimento de água em geral.

Plano de apoio

 Em nota, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento informou ter se reunido pela manhã com diretores técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

O objetivo foi discutir ações nas áreas rurais da região de Brumadinho. Apenas no Centro-Oeste há seis municípios em risco: Maravilhas, Papagaios, Pará de Minas, Pequi, Pompéu e São José da Varginha.

Conforme a secretaria, técnicos da Emater e do IMA irão fazer um cruzamento de dados para identificar a produção agropecuária dos municípios prejudicados. Produtores desses municípios devem receber visitas e orientação sobre a impossibilidade de irrigação.

Há a previsão ainda de se levar água até as propriedades por meio de caminhões-pipa, além da possibilidade de se remover os animais para outras áreas.

Dependendo da necessidade, a secretaria de Agricultura não descarta também a possibilidade de pedir aos bancos a prorrogação do pagamento devido por produtores rurais que contraíram empréstimos para a produção. A elaboração de um plano de retomada da atividade agropecuária da região atingida é outra proposta que deve ser coordenada pela Epamig.

 Rio Paraopeba

 O Paraopeba é um dos afluentes do rio São Francisco. Até domingo (27), a lama com rejeitos da barragem de Brumadinho já havia percorrido 46 km do rio, chegando perto da usina termoelétrica de Igarapé, em Juatuba.

O boletim diário de monitoramento do rio Paraopeba, divulgado na tarde dessa segunda-feira, aponta que a lama avança em uma velocidade média de 1 km/h e, de Juatuba, deve alcançar São José da Varginha até a noite desta terça-feira.
Na sequência, estima-se que a água turva desemboque na Usina Hidrelétrica de Retiro Baixo, em Pompéu, entre os dias 5 e 10 de fevereiro, a 310 km da origem, com previsão de chegada à Usina Hidrelétrica Três Marias entre 15 e 20 de fevereiro.

 

 

Fonte: G1 ||

COMPATILHAR: