Mais que um ambiente para compartilhar fotos, bater papo com amigos e flertar com pretendentes amorosos, as redes sociais também são uma ferramenta poderosa no mercado de trabalho. E é uma via de mão dupla: vale para candidatos em busca de vaga e para empresas em busca de profissionais.
Uma pesquisa realizada por uma consultoria norte-americana especializada em gerenciamento de imagens nas mídias sociais, apontou que 69% dos recrutadores dos Estados Unidos já rejeitaram candidatos devido a informações postadas em seus perfis nas redes sociais. Não há estudo que mensure essa situação no Brasil, mas recrutadores profissionais admitem levar em conta o modo como um potencial candidato se apresenta nas redes sociais.
Não dá para dispensar uma ferramenta como as redes sociais. Por meio dela, é possível saber como uma pessoa se expressa, quais são as suas opiniões, o modo como ela escreve. São informações importantes e muito úteis para quem faz a contratação, explica o coordenador de Conteúdo da Aorta, empresa que produz conteúdo para dispositivos tecnológicos, Rodrigo James. Segundo ele, empregados da empresa já foram buscados pelas redes sociais. Uma vez entramos em contato com uma pessoa só porque gostamos dos textos que ela escrevia em seu blog e vimos que era o perfil que estávamos buscando, conta. Em outra situação, a empresa precisava de alguém com talento para escrever textos de humor. Pesquisamos os grupos de stand up de Belo Horizonte na internet e encontramos a pessoa certa. E ele nem sabia da vaga.
O diretor comercial do grupo Selpe, empresa de recrutamento de profissionais, Hegel Botinha, acha que a utilização das redes sociais pelas empresas tende a se popularizar na mesma proporção do crescimento da utilização desta tecnologia pela massa de trabalhadores. Hoje é uma fonte de informação para as empresas, mas será mais utilizado quanto maior for a massificação das redes sociais.

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