Milhares de pessoas em Minas vivem da renda obtida com trabalhos de artesanato. Estima-se que existam cerca de 300 mil artesãos no estado, onde a produção movimenta, em média, R$ 2,2 bilhões por ano.

Porém, destes, apenas 2.900 estão cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) e possuem a Carteira Nacional do Artesão e do Trabalhador Manual, documento que identifica os profissionais.

Facilidades

Um importante benefício da carteira é que ela facilita a participação dos artesãos em eventos especializados, como feiras, exposições e treinamentos. “Alguns destes eventos já exigem o documento”, informa Thiago Tomaz Chaveiro, coordenador de Artesanato do Núcleo de Artesanato da Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif). Segundo ele, algumas operadoras de cartão de crédito oferecem taxas diferenciadas para os artesãos identificados.

“Além de conseguir participar de mais eventos de grande porte, tenho interesse em oferecer oficinas e workshops, então acredito que ela dará mais credibilidade ao meu trabalho”, destaca Euziléia, que fez o cadastro no mês passado.

Artesã há dez anos, o carro-chefe dela é a pintura em cabaça e gesso. “Transformo os materiais em bonecas, animais, fruteiras, luminárias e o que mais a minha criatividade permitir”, conta ela, que já tem cartela de clientes formada e vende para todo o país.

Top 100

Prova da força do artesanato mineiro é que Minas dominou o “Oscar brasileiro do artesanato”. Dos cem melhores empreendimentos premiados na 4ª edição do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato nos 27 Estados, 13 são mineiros. Ademais, Minas teve o maior número de representantes na premiação. Dos 2.145 artesãos inscritos, 309 foram do estado.

Além do reconhecimento nacional, os vencedores irão expor os produtos em quatro eventos comerciais de expressão nacional. Eles poderão, ainda, usar o selo “Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato – 4ª Edição” até o fim de 2019 e divulgar os trabalhos no catálogo da premiação.

(Foto: Gláucia Rodrigues/Divulgação / N/A)

 

Fonte: Hoje em Dia ||

COMPATILHAR: