O professor do Unifor-MG Dr. Heslley Machado Silva teve o artigo “Biologyteachers’ conceptionsabouttheoriginoflife in Brazil, Argentina, and Uruguay: A comparativestudy” publicado em dezembro na prestigiada revista científica Zygon.

Ele contou com a parceria de sua orientadora de pós-doutorado, a portuguesa Dra. Graça Carvalho; do pesquisador francês Dr. Pierre Clement; do pesquisador Tiago Valentim e da graduada em Ciências Biológicas do Unifor-MG, Isabela Leão.

O trabalho é resultado das pesquisas de Heslley no Centro Universitário de Formiga e do seu doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O resumo foi apresentado em 2015 em um encontro científico nas Ilhas Galápagos, no Equador.

Já o artigo “Humanspeciesorigin for biologyteachers in Latin American countries” do professor foi aprovado pela revista Theologyand Science, da Universidade de Berkeley, Califórnia, Estados Unidos. A expectativa é que seja publicado na próxima edição. O periódico tem fator de impacto 0,39.

O estudo também é resultado das investigações do professor no Unifor-MG, do seu doutorado (Argentina, Brasil e Uruguai) e do seu projeto na Universidade de Oxford (Inglaterra), com financiamento da Fundação Templeton (Norte-americana). O resumo foi apresentado em um evento em 2016 na Universidade do Minho (Portugal).

São coautores: seu orientador de doutorado na UFMG, Dr. Eduardo Mortimer; a portuguesa Dra. Graça Carvalho; o pesquisador argentino Prof. Martin Diaz e a Dra. IvannaTomasco, da Universidade uruguaia de la Republica.

Dedicação

Há ainda o artigo “Chimpanzeeincluded in the genus Homo? HowBiologyteachersfromthreeLatin American countries conceive it” do professor Heslley. Ele está em fase de revisão para a revista internacional JournalofBiologicalEducation (fator de impacto 0.946).

A partir de uma série de solicitações dos rigorosos revisores dessa publicação, o pesquisador e os outros autores, Dra. Graça Carvalho e o investigador colombiano Gonzalo Peñaloza, pretendem rever todas as críticas apontadas. O resumo desse trabalho foi apresentado em um evento científico em Budapeste, Hungria, em 2016.

O professor explicou que é árduo o trabalho de publicar em revistas científicas, especialmente naquelas de alto nível. Aponta que todas essas produções foram recusadas inicialmente, com vários pedidos de revisão, sendo que o texto da revista Zygon regressou para os autores diversas vezes.

Ele ressaltou a necessidade de ter colaboração de autores com experiência para sanar as dificuldades encontradas, afirmando que sem essas participações seria muito difícil conseguir essas divulgações. O professor recomenda a seus colegas e alunos que pretendem se dedicar a publicações que é preciso perseverar, e muito.

“Por mais que seja frustrante ter o artigo recusado, ou que tenha várias indicações de correções, não se deve desanimar. Cada retorno deve ser compreendido como uma oportunidade de aprendizado e de aprimoramento da capacidade de escrita científica”, considerou.

O pesquisador agradece ao Centro Universitário de Formiga pelo incentivo acadêmico e financeiro para a pesquisa e a produção científica.

(Foto: divulgação Unifor-MG)

 

Fonte: Unifor-MG||

COMPATILHAR: