Moradores da região do Engenho de Serra, em especial do alto da rua São Geraldo relatam que nos últimos dias, houve por duas vezes um grande transbordamento de água tratada, partindo da caixa do SAAE instalada ao lado da linha férrea, nos fundos da rua São João.

O problema, que se repete apesar das solicitações da autarquia para que a população economize água, tem gerado críticas a respeito, pois além do desperdício, já que a água neste final de semana jorrou por horas a fio, da noite de domingo até a manhã desta segunda, o transbordamento tem causado danos ao serviço de preparação do leito da dita rua, para o recebimento da pavimentação asfáltica, arrancando parte do material usado para a recomposição da base e o espalhando pelas vias por onde a “enxurrada” correu.

Tragédia anunciada:
Quem acompanhou o problema que um vazamento d`água gerou na rua Alderico Nogueira, na residência de número 565, no final do mês der abril, no bairro Sagrado Coração de Jesus, onde as fundações de uma residência foram atingidas, o que gerou uma movimentação do solo capaz de produzir enormes rachaduras na estrutura da residência, obrigando sua desocupação imediata; ao verificar o que ocorre hoje na vizinhança da dita caixa d’água do Engenho de Serra, certamente fica a imaginar que se providências urgentes não forem tomadas pela autarquia, o mais provável é que tenhamos pela frente alguma surpresa desagradável.

Terreno por onde a água desce

O que diz o Saae:

De acordo com a Secom, que entrou em contato com o diretor do Saae, Capitão Souza, para averiguar o que estava acontecendo, o mesmo relatou que “o fato aconteceu, pois, a caixa d’água onde ocorreu o transbordamento possui um sensor que apita na Autarquia quando ela atinge o volume máximo suportado, sinalizando que a válvula deve ser desligada. Acontece que o funcionário que estava de plantão no domingo se descuidou e se esqueceu de desligar a válvula, ocasionando um vazamento temporário”. disse Souza.
O diretor do Saae relatou também que existe ainda um buraco na base da caixa fazendo com que um vazamento constante ocorra naquele local. Contudo, esse problema será resolvido nas próximas semanas, pois a Autarquia já está tomando as providências cabíveis para realizar o reparo na caixa d’água.

Nota da Redação

1. Verificando atentamente a resposta do diretor do Saae, lembramos que o transbordamento já ocorreu há poucos dias, portanto, tudo indica que a causa não foi atacada a contento.

2. Se o próprio Saae informa “que existe ainda um buraco na base da caixa fazendo com que um vazamento constante ocorra” ficamos a imaginar que, realmente, em sendo verídica essa afirmativa e considerando as condições do solo no terreno baldio por onde há sinais evidentes do percurso da água (vazada pelo tal buraco ou transbordada pela caixa), o mínimo que se exige em defesa das residências que possam vir a ser afetadas seria uma providência imediata, o que a própria resposta nos induz a pensar que esta não foi sequer cogitada.

COMPATILHAR: