Caro leitor, esta é uma história real. A cidadã estava no terminal de embarque do aeroporto e lhe foi oferecido conhecer o estande de vendas de uma grande editora. A cidadã foi ao estande e lhe foram oferecidas as assinaturas de revistas e jornais. Por fim, foi lhe ofertada a assinatura de um jornal, em condições “super especiais”, pelo prazo de dois anos e ainda receberia de brinde uma mala maravilhosa com rodinhas, sem custos, somente tendo de pagar o valor de R$1,00 por dia referente apenas à entrega do jornal, com o custo total de R$730. A cidadã pagou, ficou feliz e foi para o embarque, pensando “que mala mais linda e ainda de graça. Vou dar de presente para o meu marido, ele vai adorar”.

A situação acima acontece todos os dias e é uma técnica de vendas voltada para iludir o cliente ao atingir o seu lado emocional, dando a impressão de ser um negócio imperdível. No caso específico, o valor cobrado poderia ter sido gasto para comprar a mala tão desejada sem ter que receber o indesejado jornal diariamente e ainda sobraria dinheiro para gastar em coisas mais úteis.

Não se iluda consumidor, os vendedores são profissionais. Nada é de graça, o preço final pagará todos os produtos entregues.

O consumidor deve ficar sempre alerta para ações visando atingir o seu lado emocional, como ofertas de produtos grátis; produtos com qualidades maravilhosas; anúncios informando ser a última unidade e compras sobre pressão como  o cliente ter  que tomar a decisão de compra naquele instante, senão depois o vendedor  não poderá  garantir o preço e as condições promocionais; oportunidade imperdível; afirmações do tipo “é hoje ou nunca”.

Não pode nunca o consumidor esquecer que somente a compra consciente e necessária lhe garantirá satisfação futura. A compra impulsiva, sem planejamento, retira-lhe o dinheiro atual e até mesmo o futuro, quando for paga com cartão de crédito ou por meio de financiamento.

Para evitar ser uma vítima das compras por impulso, procure sempre ter uma lista atualizada das suas necessidades e desejos. Outra coisa é procurar pensar sempre se precisa mesmo daquele produto e se o preço está bom. Para pesquisar os preços utilize os aplicativos disponíveis nos celulares e, na dúvida, peça um tempo ao vendedor para decidir ou consulte a opinião de um amigo ou parente.

Quando estiver em local comercial (ruas com lojas comerciais ou shopping centers) controle o seu lado emocional. Evite estes locais quando estiver triste ou mesmo irritado. Não vá às compras em supermercado com fome, pois fará compra de produtos que não necessita. Não compre produtos pelo simples fato de estarem baratos e em promoções, pois não serão utilizados. Somente compre coisas que você pode devolver, pois após a compra por impulso de item desnecessário, vem o arrependimento e, se isto ocorrer mesmo, devolva o produto.

Procure ser sempre racional em suas compras, afinal compra não é lazer e sim um momento de escolha de produtos e serviços para proporcionar comodidade e atender às necessidades do consumidor.

 

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