Na sexta-feira (28) foi realizada a assembleia geral do Sindicato dos Proprietários de Jornais e Revistas do Estado de Minas Gerais (Sindijori). O evento aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), onde também está localizada a sede do sindicato.

Representantes de jornais de todo o Estado se reuniram para debater problemas do setor e traçar metas de atuação do sindicato em apoio à imprensa escrita mineira. Na pauta da assembleia foi debatida a alteração do estatuto do Sindijori para melhoria da governabilidade da instituição, se adaptando às transformações pelas quais vem passando o setor.

A assembleia contou com a participação do subsecretário de Estado da Comunicação, Roberto Bastianetto e do superintendente de Comunicação da Fiemg, Pedro Costa. Ambos destacaram a importância da imprensa escrita e sua modernização, bem como o trabalho de fortalecimento promovido pelo Sindijori.

O presidente Rodrigo Silva Fernandes destacou as parcerias e o relacionamento dos jornais com a Fiemg e o Governo de Minas. “O sindicato tem recebido enorme apoio do Governo de Minas para identificar e reconhecer os bons órgãos de comunicação escrita em Minas, valorizando o jornalismo sério e responsável. Temos contado também com o apoio da Fiemg na modernização das empresas e estruturação do sindicato. Não tenho dúvidas que todo o setor tem a ganhar com os trabalhos desenvolvidos em parceria”, disse o presidente do Sindijori.

O secretário Bastianetto deixou claro aos jornalistas presentes que o atual governo vê os gastos com divulgação como sendo investimento e não como custo.

O delegado do sindicato junto à Fiemg, o jornalista e editor do Últimas Notícias/ Nova Imprensa Paulo Coelho externou a satisfação da classe com esta postura do atual governo, porém, frisou que apesar de ser bem recebida, ainda é preciso que o governo entenda que os órgãos de imprensa, em especial os do interior, bancam altos custos nesta tarefa de divulgação de todas as notas de interesse público, obviamente do próprio  governo do estado.“Frisando que precisamos urgentemente receber serviços comprados pelo governo anterior e que ainda estão em aberto”, afirmou.

Cursos de modernização

O sindicato também realizou, nos dias 28 e 29 de junho, cursos de modernização e estruturação dos jornais impressos, oferecidos pelo Programa Fiemg Competitiva. Os temas abordaram a estruturação do meio digital nos jornais, com capacitação para vendas e atuação jornalística no meio digital. Nesta primeira etapa, o Sindijori, em parceria com o Programa Fiemg Competitiva, ofereceu cinco cursos às empresas associadas. Cerca de 30 profissionais da imprensa ligados aos jornais do interior e da capital estiveram presentes. Todos os cursos oferecidos contaram com subsídio do Sindijori para estimular a participação.

Todos os jornais e revistas mineiros podem participar dos cursos promovidos pelo Sindijori, que acontecem em dois dias por mês em Belo Horizonte. Mais informações podem ser obtidas junto à Coordenação Sindical nos telefones (31) 2512-3895 ou (31) 98744-1104.

 

 

Fonte: FIEMG||https://agenciadenoticias.fiemg.com.br/interna/?UserKey=sindijori-promove-assembleia-geral-e-cursos-aos-jornais-em-belo-horizonte

COMPATILHAR: